O presidente do Chile, José Antonio Kast protagonizou um bate-boca com uma mulher e seu filho durante uma agenda oficial em Villarrica, no sul do país.
O episódio ocorreu após o menino se recusar a cumprimentar o chefe de Estado durante uma cerimônia de entrega de títulos de propriedade a famílias mapuches.
Ao perceber a recusa do garoto, Kast dirigiu-se a ele e, em seguida, passou a discutir com, que criticou sua gestão. “O senhor mantém o país em más condições”, afirmou a mulher.
O presidente respondeu diretamente ao garoto: “Que sua mãe não use você”. A frase provocou nova reação da mulher, que chamou Kast de “demagogo” e “nazista”, acusando-o de usar o momento para fins políticos. Outro morador presente pediu que o presidente discutisse apenas com a mulher e deixasse a criança fora da conversa.
Após o encerramento da discussão, Kast entrou no Centro Cultural Liquén para dar sequência à agenda oficial. Pouco depois, policiais abordaram a mulher do lado de fora do local e realizaram um “controle preventivo de identidade”.
Segundo a polícia chilena, a consulta aos registros apontou que a mulher possuía mandados de prisão em aberto pelo crime de estelionato. Ela foi detida e encaminhada à delegacia. As autoridades afirmaram que a prisão ocorreu em razão dessas ordens judiciais vigentes.
🇨🇱 CHILE: Kast bate boca com mulher no Chile após filho dela recusar aperto de mão, e ela acaba presa
O presidente José Antonio Kast se envolveu em discussão acalorada com uma mulher em Villarrica após o filho dela se recusar a cumprimentá-lo. Kast disse ao garoto para não… pic.twitter.com/9XNpGWnYq0
— Pesquisas Eleições (@EleicaoBr2026) June 26, 2026
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/presidente-do-chile-discute-com-menino-que-se-negou-a-cumprimenta-lo-e-mae-acaba-presa/

