O procurador-geral da República, Paulo Gonet, rejeitou novas tentativas da defesa de Daniel Vorcaro de retomar negociações para um acordo de colaboração premiada no caso Master, investigação que apura um esquema bilionário de corrupção e fraude envolvendo o Banco Master. A informação é da coluna de Malu Gaspar no Globo.
A investida mais recente ocorreu na semana passada, quando o advogado Sérgio Leonardo, responsável pela defesa de Vorcaro, abordou Gonet no salão branco do Supremo Tribunal Federal (STF), área frequentada por ministros e advogados antes das sessões e nos intervalos de julgamentos.
Leonardo disse que seu cliente está disposto a apresentar uma nova proposta e relatar informações de interesse da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR). A resposta de Gonet veio de forma imediata e negativa: “A defesa tentou retomar o assunto, mas Gonet fechou as portas”.
A PGR e a Polícia Federal tratam a nova tentativa com desconfiança. Investigadores avaliam que Vorcaro busca uma alternativa para melhorar sua situação processual, mas sem demonstrar disposição de confessar os crimes atribuídos a ele no esquema investigado pela Operação Compliance Zero.

PF vê dados apreendidos como suficientes para avançar no caso
Nos bastidores da investigação, agentes afirmam que o material já apreendido reduz a necessidade de uma eventual colaboração do banqueiro. Segundo a apuração, investigadores dizem que “só o celular de Vorcaro já é uma delação”, em referência ao volume de dados extraídos dos aparelhos do banqueiro e de outros alvos da operação.
Para a PF, esses elementos bastam para o avanço das apurações sem depender de um acordo com o principal investigado. A avaliação pesa contra uma retomada das conversas, especialmente diante da resistência dos investigadores em aceitar uma proposta sem confissão dos crimes atribuídos a Vorcaro.
Outro sinal do afastamento de um acordo ocorreu na última quinta (25), quando o ministro André Mendonça, relator do caso no STF, transferiu Vorcaro da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, conhecido como Papudinha.
Na unidade, Vorcaro cumprirá inicialmente um período de “isolamento sanitário” de pelo menos dez dias, procedimento recomendado pela Vara de Execuções Penais para presos transferidos ao local. A medida busca evitar a disseminação de doenças ou infecções dentro da unidade prisional.
O ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa, apontado como outro potencial delator do caso Master, também está preso na Papudinha. Ele integra o grupo de investigados no esquema de corrupção e fraude bilionária apurado pela Operação Compliance Zero.
Ao autorizar a transferência de Vorcaro, Mendonça determinou que a unidade adotasse providências para manter a incomunicabilidade entre presos ligados à operação. O ministro escreveu que o presídio deveria tomar as “providências necessárias para preservar a incomunicabilidade entre os custodiados presos em razão da denominada Operação Compliance Zero”.
Mendonça também afirmou que a restrição deve respeitar a rotina da unidade e os direitos mínimos dos presos: “A medida deverá ser implementada de forma proporcional e compatível com a rotina administrativa e de segurança da unidade, sem prejuízo da observância dos direitos mínimos assegurados às pessoas privadas de liberdade”.
A Papudinha fica na região da Papuda, mas a Polícia Militar administra a unidade, e não a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal. O espaço conta com chuveiro quente, cozinha com possibilidade de preparo e armazenamento de alimentos, geladeira, armários, cama de casal e televisão.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/gonet-fecha-as-portas-para-delacao-de-vorcaro-e-manda-recado-para-a-defesa/

