Um grupo de centenas de homens mascarados ligados à organização supremacista branca Patriot Front realizou uma marcha em Washington neste sábado (4), poucas horas antes dos principais eventos que marcam os 250 anos da independência dos Estados Unidos.
Os manifestantes caminharam pelas ruas próximas ao Capitólio carregando bandeiras e entoando o slogan “Reclaim America” (“Retomem a América”). Entre os símbolos exibidos estavam bandeiras da Confederação, frequentemente associadas ao passado escravista e a movimentos de extrema direita nos Estados Unidos.
Segundo a polícia metropolitana de Washington, o grupo deixou a cidade antes das 11h da manhã. Em nota, as autoridades afirmaram que respeitam o direito à manifestação pacífica, mas reforçaram o compromisso com a segurança da população e dos visitantes durante as comemorações.
A group of masked men gathered at Union Station today and called for reclaiming the country and getting rid of immigrants. Some held Confederate flags. They have been marching across Capitol Hill. pic.twitter.com/xTfaoJDHOO
— Mitchell Miller (@mmillerwtop) July 4, 2026
Os manifestantes usavam bonés bege com o logotipo da Patriot Front, organização nacionalista branca que defende a transformação dos Estados Unidos em um Estado étnico exclusivamente branco. O símbolo do grupo traz um círculo com 13 estrelas brancas, em referência às colônias que deram origem ao país.
A ex-assistente do procurador-geral para Segurança Nacional dos EUA, Mary McCord, afirmou que as roupas, os símbolos e a organização da marcha são compatíveis com as ações da Patriot Front. Segundo ela, o logotipo do grupo também remete a elementos visuais associados ao fascismo italiano da década de 1930.
Fundada em 2017 após romper com a organização supremacista Vanguard America, a Patriot Front costuma realizar atos rápidos e altamente coordenados em diversas cidades americanas.
Uma de suas táticas mais conhecidas consiste em transportar dezenas ou centenas de integrantes em caminhões alugados. Os manifestantes desembarcam, fazem uma marcha com bandeiras e palavras de ordem e deixam o local poucos minutos depois, dificultando a reação das autoridades.
400 members of the white nationalist group Patriot Front are marching on Washington D.C., wearing masks to hide their faces.
The Patriot Front is an openly fascist group that promotes the idea of a homogeneous white ethnostate in the United States. pic.twitter.com/zJS1hzxfCl
— Power to the People ☭🕊 (@ProudSocialist) July 4, 2026
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/supremacistas-desfilam-em-washington-nas-celebracoes-dos-250-anos-dos-eua/

