O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra o pagamento de R$ 382 mil, via fundo partidário do Novo, à empresa Comply Aperfeiçoamento Profissional em 2025. A companhia tem como sócios o ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR), sua mulher e seus filhos. Os valores foram destinados a serviços de propaganda e publicidade, conforme os dados do tribunal. A informação é da Folha de S. Paulo.
A Comply Aperfeiçoamento Profissional foi constituída em julho de 2021, período em que Dallagnol ainda integrava o Ministério Público Federal. Em maio de 2023, ele foi cassado pelo TSE por infração à Lei da Ficha Limpa. Após a cassação, passou a receber remuneração do partido pela função de “embaixador” do Novo.
De acordo com o partido e a assessoria de Dallagnol, os pagamentos feitos à empresa decorrem do trabalho que ele desempenha para a legenda. Após a cassação, ele recebia salário diretamente do Novo; no ano seguinte, a remuneração passou a ser paga por meio de contrato firmado entre o partido e a empresa, com valor mensal previsto de R$ 42,5 mil.
Segundo a assessoria do ex-procurador, ele “atua desde setembro de 2023 como embaixador nacional do Partido Novo, em função voltada ao fortalecimento institucional da legenda, à difusão de seus ideais e causas, à formação de novas lideranças comprometidas com a renovação da política brasileira, ao desenvolvimento de programas e cursos partidários e à ampliação do quadro de filiados”.
O Novo informou que “Deltan é contratado para o cargo de Embaixador do Novo, e tem como principal função desenvolver campanhas de comunicação e marketing, visando divulgar o partido, engajar as bases e trazer novos filiados”.
O presidente do partido, Eduardo Ribeiro, também comentou o caso. “Deltan Dallagnol foi uma das escolhas mais acertadas da história do Partido Novo. Desde setembro de 2023, atuou como Embaixador do partido, inicialmente como pessoa física e, posteriormente, por meio de pessoa jurídica”, declarou.
Ribeiro apresentou dados sobre a evolução do número de filiados ao partido desde a chegada de Dallagnol. “Quando Deltan chegou, o Novo tinha 34.421 filiados. Em julho de 2026, alcançamos 81.755 filiados, um crescimento de 137,5%. Já em seu primeiro mês de atuação, o partido registrou 1.720 novas filiações, o melhor resultado mensal desde junho de 2019”, afirmou.
O presidente do Novo acrescentou que “Deltan ajudou o Novo a crescer, alcançar novos públicos e fortalecer sua presença em todo o Brasil”. Dallagnol é pré-candidato ao Senado neste ano.
Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/deltan-empresa-fundo-partidario/

