Defesa de Bolsonaro transfere pressão a Flávio e tenta livrar ex-presidente

O pré-candidato a presidência Flávio Bolsonaro (PL), leu uma carta atribuída ao pai, Jair Bolsonaro, em live. Foto: Reprodução

A defesa de Jair Bolsonaro afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente não sabia que a carta entregue ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) seria divulgada em uma transmissão nas redes sociais. A versão provocou desconforto entre aliados do pré-candidato, que avaliam que a manifestação contradiz a narrativa construída por ele desde a leitura do documento.

Na live realizada no sábado (11), Flávio Bolsonaro agradeceu ao pai por tê-lo escolhido como “porta-voz” e apresentou a carta como uma orientação destinada a encerrar divergências no campo da direita. O texto defendia a união em torno de sua pré-candidatura à Presidência e o classificava como a melhor opção para representar o grupo político.

Na manifestação enviada ao STF na quarta-feira (15), porém, os advogados disseram que Jair Bolsonaro “jamais soube” que a carta seria tornada pública e negaram qualquer orientação, ajuste ou combinação prévia para o uso do documento nas redes sociais. A explicação transfere para Flávio a responsabilidade pela decisão de divulgar o texto.

Interlocutores do senador avaliam que a versão enfraquece sua tentativa de se apresentar como representante autorizado do pai. Para esse grupo, Jair Bolsonaro protegeu sua situação jurídica, mas deixou o filho exposto justamente quando ele tenta consolidar a liderança sobre o bolsonarismo e reduzir as resistências à sua pré-candidatura.

Jair Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar. Foto: Adriano Machado/Reuters

A defesa busca afastar a possibilidade de que Jair Bolsonaro tenha descumprido a ordem que o proíbe de usar as redes sociais direta ou indiretamente. Admitir conhecimento prévio da live poderia reforçar a interpretação de que o ex-presidente utilizou o filho para contornar as restrições impostas durante a prisão domiciliar.

Alexandre de Moraes enviou a manifestação à Procuradoria-Geral da República (PGR), que terá cinco dias para apresentar um parecer. O ministro já suspendeu por 90 dias as visitas de Flávio ao pai e encaminhou o caso à Justiça Eleitoral para apuração de possível propaganda eleitoral antecipada.

A nova crise ocorre enquanto Flávio tenta reunir diferentes alas da direita e conter o conflito com Michelle Bolsonaro. A carta pretendia encerrar as disputas internas, mas a negativa apresentada ao STF abriu uma contradição entre pai e filho e ampliou as dúvidas entre aliados sobre quem efetivamente comanda a campanha.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/defesa-de-bolsonaro-transfere-pressao-a-flavio-e-tenta-livrar-ex-presidente/