O governo das Ilhas Malvinas (Falkland Islands) divulgou um duro comunicado nesta quinta-feira criticando a seleção argentina por uma manifestação política realizada após a semifinal da Copa do Mundo contra a Inglaterra.
Na nota oficial, intitulada “Inglaterra x Argentina: comportamento político após a partida”, a administração das ilhas afirma estar “decepcionada — embora infelizmente não surpresa” com a atitude da equipe argentina.
Segundo o comunicado, a seleção decidiu “manchar o resultado” da semifinal ao exibir uma faixa relacionada às Malvinas, apesar de o jogo “não ter envolvido as Ilhas Falkland em nenhuma circunstância”.
O governo local também relembra a Guerra das Malvinas, travada em 1982, afirmando que os habitantes das ilhas foram “vítimas de uma invasão agressiva”, episódio que teria deixado muitos moradores traumatizados.
“A faixa exibida pela Argentina na noite passada foi particularmente insensível para muitas pessoas nas Falklands”, diz o texto.

A nota reforça que a posição oficial do governo das ilhas é manter a política afastada do esporte.
“Não desejamos ver a política sendo levada ao esporte. Tampouco queremos que as ilhas e seu povo sejam usados como uma bola política em toda conversa sobre Inglaterra e Argentina”, afirma o comunicado.
O governo também agradeceu o apoio manifestado pelo governo britânico e citou declarações do secretário britânico de Negócios, Peter Kyle, segundo as quais um dos princípios centrais da Copa do Mundo é separar futebol e política.
A administração das Malvinas pediu que a FIFA cumpra sua promessa de impedir manifestações políticas nas competições e aplique sanções sempre que houver violações de seus regulamentos.
A disputa pela soberania das Ilhas Malvinas continua sendo um dos principais pontos de atrito entre Argentina e Reino Unido desde o conflito de 1982.
Buenos Aires reivindica o arquipélago como parte de seu território, enquanto Londres mantém o controle da região e sustenta o direito de autodeterminação dos moradores das ilhas.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/governo-das-malvinas-critica-selecao-argentina-por-manifestacao-politica/

