Dino cita novas conexões de Mendonça com Vorcaro e pede investigação

André Mendonça e Daniel Vorcaro. Foto: reprodução

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao presidente da Corte, Edson Fachin, uma investigação sobre a relação entre o Banco Master e o Instituto Iter, fundado pelo ministro André Mendonça. O pedido ocorre após a divulgação de informações sobre um encontro entre Mendonça e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Mendonça confirmou em 2 de setembro que recebeu Vorcaro em março de 2025 no Instituto Iter, na região da Avenida Paulista, em São Paulo. O encontro ocorreu às 17h de 14 de março e durou entre 20 e 30 minutos, segundo o ministro.

O advogado Ciro Rocha Soares e o deputado federal Cezinha de Madureira (PL-SP) articularam a reunião. Vorcaro comandava o Banco Master à época do encontro.

Mendonça afirmou ao Estadão que não conversou sobre o Banco Master com Vorcaro. Em nota, seu gabinete disse que os dois trataram da Suspensão de Tutela Provisória 976, processo sobre o pagamento de precatórios ligados a prejuízos adquiridos da Agroindustrial Tabu, usina do setor sucroalcooleiro.

André Mendonça, ministro do STF, no Instituto Iter. Foto: reprodução

Áudio indica que encontro poderia tratar do Banco Master

Um áudio localizado no celular de Vorcaro indica que os envolvidos esperavam abordar a situação do Banco Master. A mensagem foi enviada por Ciro Rocha Soares ao então banqueiro em 8 de fevereiro.

“O André Mendonça disse que quer te receber junto comigo. (…) Ele sabe, soube da situação do Banco Central toda. Eu contei. Ele já sabia, que o Cezinha já tinha falado com ele”, disse Soares no áudio divulgado inicialmente pela newsletter Noites Húngaras, do jornalista Paulo Motoryn.

Após a divulgação do conteúdo, Mendonça afirmou, em nota, que “se limitou a ouvi-lo”. O ministro não detalhou na manifestação o conteúdo da conversa com Vorcaro.

Fundado em novembro de 2023, o Instituto Iter oferece cursos de educação executiva, formação de lideranças e capacitação profissional para os setores público e privado. Em pregação publicada no Instagram em fevereiro, Mendonça disse que destinaria 10% de eventuais lucros e resultados de sua participação no instituto ao dízimo e os outros 90% a obras sociais e educação.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/dino-pede-investigacao-master-instituto-andre-mendonca/