Brasileiro faz história ao ser o primeiro eleito chefe da Interpol fora do eixo Europa-América do Norte
<!–
–>
O delegado da Policia Federal (PF), Valdecy Urquiza, foi eleito nessa terça-feira (25), o novo secretário-geral da Interpol (rede internacional de polícias). O cargo o torna responsável pela parte operacional do organismo, mas, na pratica ele se torna o chefe do órgão.
A eleição aconteceu no Comitê Executivo da Interpol, localizado em Lyon, França. O brasileiro ganhou de um inglês, pelo placar de 8×3.
O nome do delegado será levado à assembleia-geral e os países que a compõem (195) devem ratificar sua candidatura,
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
Pela primeira vez na história da corporação um brasileiro entrou na disputa e conseguiu tirar a hegemonia centenária dos europeus e norte-americanos ao cargo.
Urquiza é diretor de cooperação internacional da PF e vice-presidente da Interpol nas américas.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, elogiou Valdecy e afirmou que a sua eleição é uma vitoria para o nosso país.
“Urquiza é um profissional altamente qualificado e capacitado. Essa indicação é uma vitória para nosso país”, declarou Andrei.
Em nota o Itamaraty afirmou que sua escolha “reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional”.
“A eleição do delegado Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial. Representa, ademais, o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol”. informou o Itamaraty em nota.
“A exitosa campanha pela eleição do brasileiro Valdecy Urquiza a Secretário-Geral da Interpol foi fruto de estreita coordenação entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública”, concluiu a entidade.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/delegado-da-policia-federal-sera-primeiro-brasileiro-a-chefiar-a-interpol