Daniel Rittner: Banco Central tende a não intervir no câmbio agora

De acordo com apuração feita pelo diretor da CNN em Brasília, Daniel Rittner, a tendência é que o Banco Central (BC) não interfira no câmbio neste momento.

Segundo Rittner, o BC acredita estar em um impasse com o mercado e qualquer gesto de utilização das reservas para atuar no câmbio poderia provocar um conflito com os investidores.

A avaliação do BC é que não adianta agir com “remédios paliativos” e é preciso dar uma indicação por parte da política fiscal do governo de que haverá um cenário mais favorável. O BC espera que o governo sinalize que está decidido a tomar medidas para conter os gastos públicos, segundo Rittner.

Ele mencionou o decreto de contingenciamento de gastos previsto para 22 de julho como uma sinalização importante nesse sentido.

A avaliação do BC é que, se neste momento gastar parte de suas reservas para atuar no câmbio, isso pode gerar um embate com o mercado financeiro. A autoridade monetária teme entrar em uma “queda de braço” desfavorável com os investidores, sem trazer um grande alívio para a taxa de câmbio.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/daniel-rittner-banco-central-tende-a-nao-intervir-no-cambio-agora/