Nem metade dos recursos anunciados pelo governo chegaram ao RS, dizem prefeitos

O governador Eduardo Leite (PSDB) diz que falta ‘decisão’ do governo em ajudar estado gaúcho.

<!–

–>

Mais de 300 prefeitos do Rio Grande do Sul lotaram o salão verde da Câmara dos Deputados para reivindicar o pagamento integral dos recursos anunciados pelo governo federal ao estado, que atravessa fase de recuperação após catástrofe climática.

Os prefeitos se deslocaram à Brasília em condição improvisada, já que o Rio Grande do Sul segue sem operação em seu aeroporto. Após a concentração na Câmara dos Deputados, a comitiva de prefeitos, liderada pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, seguiram ao Palácio do Planalto em ato simbólico de protesto, sem agenda marcada com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

A principal queixa do movimento que se organizou, com o apoio do segundo vice-presidente da Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), é que o percentual de recursos pagos aos municípios não representa nem a metade do que foi prometido. “Os munícipios gaúchos estão a beira de um colapso financeiro.  Para os municípios, dos R$92 bilhões anunciados, somente R$680 milhões entraram no nosso caixa”, informou o presidente da Federação do Municípios do Rio Grande do Sul, Marcelo Cabral.

buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})

O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), falou em solidariedade tributária e disse que o governo mostrou disposição em dialogar, mas ‘faltou decisão’ em viabilizar a chegada dos recursos. O governador subiu o tom e acrescentou que o estado gaúcho vive ‘angústia’ com a ausência de resposta sobre a destinação dos recursos anunciados. “Já foram feitos vários anúncios, mas é importante demarcar que está muito distante do suficiente [para amparar o estado] e tem componentes de burocracia para acessar o recurso, que acabam gerando dificuldades”, completou. 

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lsf-brasil/nem-metade-dos-recursos-anunciados-pelo-governo-chegaram-ao-rio-grande-do-sul-dizem-prefeitos