O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse, nesta quarta-feira (3) que “todas as possibilidades” estão sendo estudadas a respeito do leilão da compra de arroz.
Segundo Teixeira, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já decidiu optar pela modalidade de contratos de opção como uma das alternativas para a aquisição do grão.
Além disso, o ministro estará reunido com arrozeiros do Rio Grande do Sul para debater outras maneiras de garantir o abastecimento no país.
“Em última instância, quem vai decidir todas as medidas é o presidente Lula. Uma coisa que ele já decidiu é que nós vamos lançar mão dos contratos de opção, isso é: você diz ao produtor ‘se você produzir eu vou pagar tanto’. E se ele não conseguir aquele preço, nós vamos comprar o arroz dele”, explicou.
Os arrozeiros também trarão suas sugestões para a pasta.
A declaração acontece após o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro afirmar que o governo desistiu de fazer um leilão para importação de arroz.
Segundo Teixeira, o edital do leilão de arroz está pronto. Porém, a decisão do que será feito caberá ao presidente Lula.
“Nós vamos lançar mão dos contratos de opção, o edital do leilão está pronto, e vamos levar essa decisão para que quem deva tomar, que é o presidente Lula, tome”, disse.
A iniciativa dos contratos de opção é encabeçada dentro do programa “Arroz da Gente“, lançado nesta quarta-feira. A ação tem como objetivo incentivar a produção de arroz em outros estados e ampliar a agricultura familiar.
O programa deve oferecer incentivos e acompanhamento técnico, além dos contratos de opção.
Compartilhe:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/estamos-estudando-todas-as-possibilidades-diz-ministro-sobre-leilao-para-compra-de-arroz/