João Campos anuncia Victor Marques como vice e confirma 12 partidos em sua campanha à reeleição em Recife

João Campos, Victor Marques junto aos presidentes do PT, Gleisi Hoffman e do PSB, Carlos Siqueira – Foto: Folha de PE

Nesta segunda-feira (22), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou Victor Marques (PCdoB) como candidato a vice-prefeito em sua chapa para concorrer à reeleição neste ano. Marques foi chefe de gabinete do prefeito até o dia 5 de junho, quando foi exonerado, no limite do prazo de desincompatibilização para poder disputar as eleições, que acontecem em 6 de outubro.

O anúncio foi feito após uma reunião entre representantes da Frente Popular do Recife, grupo de partidos que integram a base de apoio ao prefeito, num hotel no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. O encontro contou com a participação da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman.

A definição pelo nome de Marques encerra uma disputa partidária para indicar o candidato a vice na chapa do atual prefeito, que é cotado para disputar o governo do estado em 2026.

Assim, caso João Campos seja reeleito e renuncie ao cargo para se candidatar daqui a dois anos, seu vice poderá assumir a Prefeitura e ficar à frente da gestão municipal até o fim do próximo mandato, em 2028.

“A gente tem a Frente Popular do Recife reunida, a frente que representa o maior conjunto de representatividade de forças políticas desta eleição aqui no Recife (…). Essa unidade que aqui apresenta a chapa de João e de Victor, reunidos os doze partidos [da Frente Popular]”, declarou Campos.

“Temos a oportunidade de fazer um governo de muita entrega e o prefeito não faz isso só. Victor representa essa forma de fazer gestão e fazer política, com a mansidão da escuta e a firmeza na decisão”, disse o prefeito. 

Engenheiro de formação, Victor é o braço-direito de João desde que o prefeito foi chefe de gabinete durante o governo do pai, Eduardo Campos (PSB), então governador do Estado. Depois, acompanhou o prefeito durante o mandato na Câmara dos Deputados e, enfim, no Executivo recifense.

Filiado recentemente ao PCdoB, Victor Marques disse que sua filiação é resultado de uma “construção política”.

“Foi feita uma construção política com diversos partidos, conduzida pelo prefeito João Campos e pelo presidente Lula. Uma construção muito madura; portanto isso é feito [como] fruto de uma união”, declarou Victor Marques.

Victor afirmou que será uma “honra” dividir a chapa com Campos. “Tenho a honra imensa de estar em um partido centenário e tenho certeza de que poderei contribuir. Recebo com muita alegria essa indicação. Contribuí desde o 1º dia da gestão ao lado do prefeito e tenho certeza de que, se assim o povo quiser, vou poder contribuir ainda mais”, afirmou.

A Frente Popular do Recife reúne os partidos PSB, a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB. 

A coligação voltará a se reunir em sua convenção no dia 4 de agosto, no Clube Português do Recife.

Fonte: https://horadopovo.com.br/joao-campos-anuncia-victor-marques-como-vice-e-confirma-12-partidos-em-sua-campanha-a-reeleicao-em-recife/