Justiça eleitoral anula ações contra Beto Richa na Operação Quadro Negro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, apontou que houve “conluio processual” nas ações nas ações contra o deputado, não só na operação Quadro Negro, mas também nas operações  Lava Jato, Rádio Patrulha, Piloto e Integração

<!–

–>

Foram anuladas as ações da Operação Quadro Negro contra o deputado federal e pré-candidato á prefeitura de Curitiba, Beto Richa (PSDB). As ações foram anuladas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) na última quinta-feira (25).

O TRE-PR seguiu o entendimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, Tofolli apontou que houve “conluio processual” nas ações contra o deputado, não só na operação Quadro Negro, mas também nas operações  Lava Jato, Rádio Patrulha, Piloto e Integração.

Os juízes votaram a maioria pela anulação, seguindo a decisão anterior do STF que decidiu por anular todas as decisões do ex-juiz e atual senador, Sérgio Moro (União Brasil), tomadas pelo senador quando ele atuava na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba.

buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})

No despacho de dezembro de 2023, Tofolli argumentou que, “não se trata de uma hipótese de obediência às regras processuais que levou a 13ª Vara Federal de Curitiba a processar o Requerente, mas os interesses pessoais dos agentes públicos que oficiaram nesses casos, que mediante variados artifícios ilegais, logrou a satisfação de um projeto pessoal de perseguição pelas vias judiciais.”

Em nota enviada ao periódico Gazeta do Povo, o parlamentar disse que recebeu a decisão “como um reconhecimento coerente com as outras decisões do STF, que já determinaram a nulidade e o arquivamento de todos os processos”, e falou que não irá mais se manifestar sobre o assunto.

O deputado tenta ser prefeito de Curitiba pela terceira vez. A convenção do PSDB, no próximo dia 5 de agosto, deverá oficializar a sua pré-candidatura junto á sigla Cidadania.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e05-brasil/justica-eleitoral-anula-acoes-contra-beto-richa-na-operacao-quadro-negro