O Ministério da Saúde nesse ano, 2024, suspendeu os boletins que traziam informações sobre a terra indígena Yanomami, o que causou um apagão de dados de mortes e atendimentos médicos
<!–
–>
O Ministério da Saúde suspendeu os boletins que traziam informações sobre óbitos na terra indígena Yanomami, o que causou um apagão de dados de mortes e atendimentos médicos.
O último boletim referente a saúde do povo Yanomami foi divulgado em 2024, mas é referente aos dados de 2023. Segundo os dados, 363 indígenas morreram no território no ano passado, os números representam um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Foram notificados 29.900 casos de malária na terra e 7.104 de síndrome respiratória aguda grave.
Os problemas do povo Yanomami são causados, na maioria das vezes, pelo garimpo ilegal na região, o garimpo polui os rios e aumenta casos de intoxicação. Em junho do ano passado (2023), os rios que circundam a região apresentaram mudança de coloração, perdendo o tom marrom barro predominante.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
Em nota enviada ao G1, o Ministério da Saúde informou que em breve será divulgado um balanço com os dados atualizados sobre a atual situação do povo Yanomami.
“O Ministério da Saúde divulgará em breve um balanço com dados atualizados sobre o povo Yanomami. Para garantir a precisão, os números passam por revisão das áreas técnicas das secretarias de Saúde Indígena (Sesai) e de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA)”.
O Ministério não deu explicações sobre por qual motivo suspenderam a divulgação dos informes.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/amazonia/e05-amazonia/governo-suspende-boletims-sobre-mortes-na-terra-yanomami