Foto: COB
Nesta terça-feira (30), o Brasil avançou no Tiro com Arco, BMX Freestyle e o vôlei de praia no quarto dia das Olimpíadas de Paris 2024. O tiro com arco e o vôlei de praia avançaram para as oitavas de final, enquanto no BMX o atleta brasileiro avançou para a final da modalidade.
Os dois atletas do Brasil que competem no tiro com arco seguem firmes na briga por medalhas nas provas individuais da modalidade. Estreante em Jogos Olímpicos, a carioca Ana Luiza Caetano, de 21 anos, venceu dois combates. No primeiro, derrotou Zana Pintaric, da Eslováquia, com tranquilidade por 6 a 2.
Na sequência ela voltou a entrar em ação, desta vez contra a atleta da Malásia Syaqiera Mashayikh. Desta vez a disputa foi bastante apertada. O embate estava empatado em 5 a 5, quando o jogo foi decidido no “tiro da morte”: Cada competidora teve direito a uma flecha final. Venceria quem alcançasse a maior pontuação.
A brasileira levou a melhor, venceu por 6 a 5 e assegurou presença nas oitavas do individual feminino, programada para o próximo sábado (3). A disputa foi aberta com 64 competidores em cada gênero.
Mais tarde foi a vez de o líder do ranking mundial, Marcus Vinicius D’Almeida, de 26 anos, entrar em ação. O primeiro adversário do brasileiro no mata-mata foi o ucraniano Mykhailo Usach. Marcus levou a melhor por 6 a 2. Na sequência, o arqueiro carioca enfrentou o japonês Fumiya Saito e voltou a vencer, desta vez por 7 a 1, garantindo vaga na próxima fase. As oitavas de final e as disputas de medalhas do torneio individual masculino estão previstas para domingo (4).
Esta é a terceira participação olímpica de Marcus D’Almeida, e ele já repetiu o desempenho de Tóquio, quando também alcançou as oitavas. Antes disso, às 5h46 (horário de Brasília) sexta (2), Ana Luiza e Marcus vão participar da competição de duplas mistas no tiro com arco.
BMX FREESTYLE
Da mesma forma, o principal nome do Brasil no ciclismo BMX Freestyle, Gustavo Batista de Oliveira, o Bala Loka, adicionou mais um grande resultado em sua carreira. O atleta garantiu vaga na final da modalidade nos Jogos Olímpicos Paris 2024 após passar pela fase eliminatória nesta terça.
No total, o ciclista brasileiro obteve uma média de 85.79 pontos em suas duas voltas, terminando na oitava posição, os nove melhores atletas avançaram à decisão. O britânico Kieran Reilly teve a melhor pontuação da fase classificatória com 91.21 pontos, o único que conseguiu duas voltas acima de 90 pontos.
Nesta fase classificatória, a nota final é obtida pela média das pontuações nas duas voltas que cada atleta faz no percurso – uma queda, por exemplo, compromete a pontuação. Na final, contudo, os ciclistas realizam duas voltas, mas apenas a maior nota é levada em consideração para a classificação.
A decisão será nesta quarta-feira (31), a partir das 9h40 no horário de Brasília. Gustavo Bala Loka será o segundo ciclista a fazer suas voltas.
VÔLEI DE PRAIA
Por fim, a dupla brasileira Ana Patrícia e Duda saíram vitoriosas nesta terça, pela segunda rodada da fase preliminar dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. As líderes do ranking mundial derrotaram as espanholas Liliana Fernández Steiner e Paula Soria Gutiérrez em partida válida pelo Grupo A. Com esse resultado, elas estão classificadas para as oitavas de final da competição.
As brasileiras fecharam a partida por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/13. Com o resultado, Ana Patrícia e Duda seguem com 100% de aproveitamento nos Jogos Olímpicos. Anteriormente, elas derrotaram a dupla Doaa Elghobashy e Marwa Abdelhady, do Egito, também por 2 sets a 0.
Da mesma forma, a dupla de vôlei de praia Carol Solberg e Bárbara Seixas cravou a segunda vitória seguida na Olimpiada de Paris, debaixo de um forte calor na Arena Torre Eiffel. No duelo contra a parceria de Monika Paulikiene e Aine Raupelyte, representantes da Lituânia, as brasileiras venceram com tranquilidade por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/14.
O resultado garantiu a dupla do Brasil nas oitavas de final da competição com uma rodada de antecedência.
Os dois primeiros de cada grupo, e os dois melhores terceiros colocados avançam diretamente para as oitavas de final. Os outros times que ficarem no terceiro lugar disputam a repescagem.
Fonte: https://horadopovo.com.br/brasil-avanca-as-oitavas-no-tiro-com-arco-com-ana-luiza-caetano-e-marcus-vinicius-dalmeida/