Vôlei brasileiro brilha em Paris: seleção feminina avança invicta para as quartas de final

Brasil enfrenta a Polônia pela última partida da fase de grupo. Foto: Alexandre Loureiro/COB.

A tarde deste domingo (4) foi boa para o vôlei brasileiro, tanto em quadra, quanto de praia. A seleção brasileira feminina de vôlei venceu a Polônia por 3 sets a 0 e avançou para as quartas de final com 100% de aproveitamento. A melhor campanha da primeira fase dos Jogos Olímpicos de Paris foi concretizada em um duelo realizado na Arena Paris Sul 1. 

Apesar do início ruim, o Brasil foi buscar a virada no 1º set, especialmente, com um ótimo desempenho da catarinense Rosamaria, que foi um dos principais nomes ofensivos da seleção brasileira contra as polonesas. Com isso, o Brasil fechou o primeiro com 25 a 21.

O segundo set foi grande. Apesar de dominar o início e chegar a abrir 24 a 19, as adversárias reagiram e chegaram a virar o placar. Porém, o Brasil fechou após o 11º set pois venceu por 38 a 36.

Já no fim, a seleção brasileira sobrou no terceiro set e abriu vantagem desde o início. Carol se destacou pelos bloqueios e Ana Cristina teve um ótimo desempenho no saque. No fim, a vitória veio pela parcial de 25 a 14., que foi o suficiente para carimbar a melhor campanha da primeira fase.

Com a melhor campanha da primeira fase, o Brasil enfrenta a República Dominicana nas quartas de final, que será disputada nesta terça-feira (6).

EVANDRO E ARTHUR

Dessa mesma forma, o vôlei de praia brasileiro se classificou às quartas de final de Paris 2024. A dupla Evandro e Arthur venceu Van de Velde e Immers, da Holanda, na quadra de areia.

Os brasileiros fizeram um jogo sensacional no saque e conseguiram a incrível marca de nove aces que deram o tom do confronto. Mesmo sem muito sucesso nos bloqueios, Evandro e Arthur conseguiram se defender dos ataques holandeses e não deram chance aos rivais. No primeiro set, o Brasil venceu por 21-17.

Sem abaixar o ritmo, o time brasileiro voltou à quadra com o objetivo de fechar o jogo e avançar às quartas de final. Velde e Immers ameaçaram uma reação, mas ficaram distantes e acabaram derrotados.

A partida foi disputada em ritmo acelerado e, em cerca de trinta minutos, foi encerrada. O segundo set terminou com vantagem brasileira. O ponto de destaque no jogo foi quando Arthur salvou um ataque já deitado na areia e conseguiu devolver a bola direto na quadra adversária. A pontuação final foi 21-16.

Agora, Evandro e Arthur enfrentam Jonathan Hellvig e David Ahman, da Suécia, por uma vaga nas semifinais do vôlei de praia das Olimpíadas.

CONDENAÇÃO POR ESTUPRO

A espetacular vitória da dupla brasileira foi fortemente comemorada pela torcida em Paris. O holandês Van de Velde, que admitiu três acusações de violência sexual contra uma criança que conheceu no Facebook e foi condenado em março de 2016 a quatro anos de prisão, foi derrotado pela dupla brasileira. Em todos os saques realizados pelo holandês, uma estrondosa vaia era entoada pela torcida.

Segundo o jornal britânico “Telegraph”, Van de Velde viajou para o Reino Unido de avião em agosto de 2014 para se encontrar com a vítima. Na época, ele tinha 19 anos e era uma estrela em ascensão no vôlei de praia. Ele cumpriu parte da sentença antes de retornar à Holanda. O holandês voltou a competir no vôlei de praia em 2017.

Diante da repercussão negativa sobre a participação Van de Velde nos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico da Holanda decidiu não deixá-lo na vila olímpica e acomodá-lo em uma moradia alternativa. Ele também está proibido de falar com a imprensa.

Ainda assim, o COI vinha sendo cobrado sobre a presença de Van de Velde, com a alegação de que os órgãos esportivos estariam enviando uma mensagem perigosa aos estupradores e causando “danos colaterais” às vítimas de abuso sexual, segundo reportado pelo jornal britânico The Guardian.

Fonte: https://horadopovo.com.br/volei-brasileiro-brilha-em-paris-selecao-feminina-avanca-invicta-para-as-quartas-de-final/