Governadores do Nordeste e Pacheco discutem dívidas

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fará uma nova rodada de negociações para tratar da dívida dos estados com a União e da desoneração da folha de pagamentos. Desta vez, o encontro será com governadores do Nordeste. A reunião está prevista para esta quarta-feira 7, às 9h, na residência oficial do Senado, em Brasília.

A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT), está organizando o encontro. Ela viajou para Brasília para participar da reunião. Ela é a aposta do governo Lula para modular o texto. O colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, escreveu ontem que “a equipe econômica avalia que o projeto precisa de ajustes e conta com a entrada no circuito de uma governadora que já foi senadora para defender as mudanças”.

Na semana passada, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, Fátima defendeu uma “distribuição justa” dos recursos previstos em um fundo financeiro a ser criado dentro do projeto de renegociação das dívidas.

De acordo com a proposta em discussão no Senado, o fundo temporário seria abastecido com parte dos juros que seriam abatidos das dívidas. O dinheiro seria distribuído para todos, em um critério a ser definido, compensando estados que serão menos favorecidos diretamente com o benefício de reparcelamento de dívidas.

A estimativa é que o fundo tenha algo em torno de R$ 7 bilhões por ano. O impasse está na divisão desse recurso. No artigo, Fátima defende a utilização do mesmo critério do Fundo de Participação dos Estados (FPE), o que privilegia estados do Norte e Nordeste.

Ela enfatiza que apenas quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul) concentram, sozinhos, 87% da dívida consolidada líquida de todos os estados.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/governadores-do-nordeste-e-pacheco-discutem-dividas/