RN lidera Nordeste com mais de 743 mil e-Títulos habilitados

O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com o maior número de e-Títulos baixados em relação ao seu eleitorado, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até esta quarta-feira 7, 743.818 eleitores potiguares haviam habilitado o aplicativo e-Título, o que corresponde a 28,08% do eleitorado potiguar, que é de 2.649.282 pessoas. Já no ranking nacional, o RN ocupa o 9º lugar, atrás apenas dos estados de Roraima, São Paulo, Amapá, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Goiás.

Segundo o coordenador de Sistemas Corporativos do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RN), Osmar Fernandes, “a possibilidade de o próprio eleitor acessar o aplicativo de qualquer lugar, sem a necessidade de comparecer ao seu cartório eleitoral, garante um atendimento mais ágil e eficaz para toda a sociedade”. “O e-Título atua como um verdadeiro hub de serviços eleitorais disponíveis na mão dos cidadãos, cujos serviços crescem a cada eleição. Trata-se de um verdadeiro cartório eleitoral virtual”, complementa.

Lançado em 2017, ele permite o acesso rápido e fácil a informações como: justificar ausência no dia das eleições e após o pleito; dispensa a apresentação de documento oficial no momento da votação; consultar seu local de votação; emitir certidão de quitação; emitir certidão de crimes eleitorais; gerar o título eleitoral em formato PDF para impressão; se inscrever para participar como mesário voluntário; emitir declaração de trabalhos eleitorais; consultar débitos com a Justiça Eleitoral e efetuar pagamento por Pix ou por meio da emissão de boleto, dentre outros.

Nas eleições gerais de 2022, cerca de 28 milhões de brasileiros usaram o aplicativo para acessar suas informações eleitorais. Um número bem maior que nas eleições de 2020, quando pouco mais de cinco milhões de pessoas baixaram o App. Com as eleições municipais se aproximando, mais de 45,6 milhões de eleitores em todo território nacional já habilitaram o e-Título.

COMO BAIXAR E USAR. Para utilizar o e-Título, o eleitor deve baixar o aplicativo nas lojas Google Play (para dispositivos Android) ou Apple Store (para dispositivos iOS). Após o download, o eleitor deve acessar o aplicativo, preencher um cadastro online e responder a perguntas de segurança para gerar o e-Título. Esta etapa de ativação deve ser concluída antes do dia da votação, pois, durante as eleições, os recursos do TSE estarão focados na consulta de locais de votação e no recebimento de justificativas de ausência.l

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/rn-lidera-nordeste-com-mais-de-743-mil-e-titulos-habilitados/