Na abertura do Summit de Liderança e RH, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou que a gestão de pessoas é fundamental para o desenvolvimento da indústria. O evento, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Sorvetes, Congelados e Derivados do RN (SINDSORVETE-RN), reuniu empresários e gestores da área de recursos humanos, nesta quarta-feira 14, no Teatro Riachuelo, para uma série de painéis com temas relevantes para a área. O evento tem o apoio do Sistema FIERN, Sebrae-RN e Procompi.
Serquiz aponta que além das evoluções tecnológicas nas linhas de produção, são necessárias mudanças constantes na gestão de pessoas. “Uma indústria pode ter a melhor tecnologia, mas também precisa das pessoas integradas, motivada, em condições de trabalho cada vez melhores”, afirma.
O presidente da FIERN enalteceu a iniciativa do SINDSORVETE-RN de realizar o evento. “Fico muito feliz com essa iniciativa porque é um exemplo para o Projeto de Meritocracia, que busca fortalecer os sindicatos filiados à Federação”, aponta Serquiz. “Temos, no Rio Grande do Norte, uma dependência dos nossos ativos naturais, no petróleo, mineração, energias e no sal, então precisamos virar a chave e fortalecer as cadeias produtivas, sobretudo na indústria de transformação. Esse é o objetivo do projeto”, completa.
De acordo com a presidente do SINDiSORVETE-RN, Zauleide Queiroz, a ideia de realizar o evento surgiu a partir de um diagnóstico realizado em colaboração com o Sebrae-RN. “Durante esse processo, identificamos como um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas na atualidade a necessidade de desenvolver gestores para enfrentar as adversidades associadas à gestão de pessoas”, explica. “O Summit representa o ápice de nossos esforços para abordar e superar essa questão, proporcionando orientações e soluções valiosas”, continua.
“Hoje, mais do que nunca, é essencial saber contratar, capacitar e cuidar das pessoas. Precisamos desenvolver habilidades nos nossos relacionamentos diários, tanto na trajetória familiar dos nossos colaboradores quanto em suas jornadas de trabalho”, conclui Zauleide.
Já o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, acrescenta que o evento nasceu com o foco em promover a capacitação na área de gestão de pessoas. “Este evento foi desenhado e pensado, inicialmente, no projeto Conexões Empresariais e Industriais, em trabalharmos com diversos setores produtivo do estado”, conta. “Desejo vida longa ao grande evento que é o Summit de Liderança e RH”, encerra.
Durante o Summit, foi realizada também a cerimônia de entrega do Prêmio IEL de Talentos, que reconheceu 17 projetos de estagiários, empresas e instituições de ensino com programas de estágio inovadores.
Painéis abordam temas inerentes à formação de líderes e gestão de pessoas
O primeiro painel Liderança e RH: Conexões transformadoras trouxe a importância das conexões para o mercado de trabalho. A presidente do SINDSORVETE- -RN, Zauleide Queiroz, o diretor da FIERN Jovem, Pablo Farias; a gestora de RH do Grupo SterBom, Isabelle Nascimento; e a gerente de RH da NovaFoods, Juciele Medeiros, e a mediadora Katarina Alcântara destacaram a importância da comunicação constante e efetiva e do cuidado com as pessoas para o bom funcionamento dos setores de recursos humanos nas empresas.
Na sequência, o tema foi ‘Desafios na captação e retenção de talentos’. Mediado pelo presidente do CRA-RN, Flávio Emílio, com participação do fundador do Grupo SterBom, Antônio Leite Jales; do fundador da AquaCoco, Diogo Gaspar; e da gerente regional de Gente da 3Corações, Edna Lopes,o debate girou em torno sobre os paradigmas para desenvolvimento de pessoas no ambiente das empresas e ressaltaram a importância de humanizar as abordagens de gestão de pessoas para atender as diferentes gerações presentes no mercado de trabalho.
As principais competências e habilidades técnicas e interpessoais que formam o perfil profissional esperado pelas empresas foi debatido no painel “Profissional do Futuro”, que contou com o diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim; a psicóloga Rossana Ramos; a gerente do Grupo Nordestão, Fábia Miranda; e o mediador Bruno Félix.
Os impactos da saúde mental no trabalho também foram abordados em painel com a participação do médico psiquiatra Jales Clemente, a psicóloga Alda Karoline, e a psicóloga e especialista em Desenvolvimento Industrial do SESI Nacional, Georgia Antony.
A palestra “Inteligência Artificial e o Profissional do Futuro”, o estudioso de inovação e economia digital, Gil Giardelli, encerrou a programação do Summit destacando a necessidade de adaptação da sociedade para uma nova era de empregos que devem surgir no futuro.
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/roberto-serquiz-gestao-de-pessoas-industria/