Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), edição 2023, colocam a cidade de Mossoró em posição de destaque em nível de Rio Grande do Norte. Conforme o indicador do Ministério da Educação (MEC), o resultado alcançado por Mossoró foi o melhor entre os maiores municípios potiguares, superando, inclusive, a nota da capital, Natal.
O Ideb leva em consideração as notas dos alunos na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicada em 2023. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Rede Municipal de Ensino de Mossoró obteve 5,6. Em Natal, no mesmo nível de ensino, o índice ficou em 4,5. Já Parnamirim alcançou 4,8, São Gonçalo do Amarante, Macaíba 4,3, Ceará-Mirim, 4,2 e Extremoz 4,5.
A nota mostra uma evolução quando comparada com o Ideb de 2021 em Mossoró. Na edição anterior da avaliação, a cidade havia ficado com nota 5.3 nos Anos Iniciais.
Em relação aos Anos Finais, Mossoró também se destacou em nível de Rio Grande do Norte, com índice de 4,3. Natal, por exemplo, alcançou apenas 3,3. Já Parnamirim registrou uma nota de 3,7; São Gonçalo do Amarante (3,2), Macaíba (3,4), Ceará-Mirim (3,1) e Extremoz (3,7).
Para que a segunda maior cidade do Estado chegasse a esse patamar no Ideb, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) colocou em prática uma série de ações, tendo como ponto de partida o programa “Mossoró Cidade Educação”, que concentra todos os investimentos realizados na atual gestão municipal.
Com o programa, os mais de 20 alunos da Rede Municipal vivem uma nova realidade no ambiente escolar, com salas climatizadas, unidades de ensino reformadas, distribuição de kit completo de material e fardamento, e até tênis, entregues pela primeira vez aos estudantes. O lançamento do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), antes mesmo do Ministério da Educação apresentar iniciativa semelhante, também se soma aos diferenciais do “Mossoró Cidade Educação”.
A valorização dos profissionais da educação também é um destaque, com a concessão do maior reajuste salarial da história para os professores. “O resultado do Ideb é o resultado de um trabalho sério, de quem acredita no poder transformador da educação. Com o ‘Mossoró Cidade Educação’, o povo simples da nossa cidade agora matricula o seu filho em uma escola pública de qualidade, com tudo aquilo que a criança precisa para aprender e vencer na vida”, destacou o prefeito.
Mossoró supera notas de todas as redes públicas de ensino do Estado
Os números do Ideb 2023 também mostram que a Rede Municipal de Ensino de Mossoró, na gestão do prefeito Allyson Bezerra, superou a média geral atingida pelo Rio Grande do Norte, tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Em nível estadual, a nota geral dos alunos dos Anos Iniciais foi de 5,3, enquanto a da Rede Municipal de Mossoró foi de 5,6. Nos Anos Finais, o RN atingiu o índice de 4,1, enquanto a Rede Municipal de Mossoró obteve 4,3. Desde que assumiu a gestão, em 1º de janeiro de 2021, o prefeito Allyson Bezerra estabeleceu a educação como uma das prioridades de seu governo.
Videomonitoramento nas escolas. Além das ações já em execução, o prefeito Allyson Bezerra, que é candidato à reeleição, anunciou por meio de suas redes sociais que uma das propostas para a área da educação é a implantação do programa Escola Segura, com a instalação de câmeras de videomonitoramento nas escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs).
“Educação é prioridade na nossa gestão, e continuará sendo. Quando assumi a Prefeitura de Mossoró, tinha a consciência de que para mudar a cidade, era preciso investir, e muito, em educação. Foi isso que fizemos. Para o próximo mandato, se Deus e o povo nos concederem novamente essa vitória, vamos fazer muito mais, a começar pelo programa ‘Escola Segura’, com o videomonitoramento em tempo real das nossas unidades de ensino”, concluiu o prefeito. l
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/ideb-de-mossoro-alcanca-uma-das-maior-nota-do-rn/