Após intestino entupido, Bolsonaro solta fake news contra Ivete Sangalo – Hora do Povo

Foto: Divulgação – Facebook

Cantora não tem projetos na Lei Rouanet, ao contrário do que ele declarou

Após receber alta médica do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (5), o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) atacou a cantora Ivete Sangalo e o ator José de Abreu ao citar mudanças na Lei Rouanet.

Todavia, é importante lembrar que a cantora baiana, ao contrário do que disse Bolsonaro, não tem projetos aprovados na Lei Rouanet.

Em entrevista coletiva, Bolsonaro afirmou que no governo dele diminuiu o limite das verbas destinadas a artistas e que, segundo o chefe do Poder Executivo, isso teria afetado a cantora e o ator.

“Estamos mexendo na Lei Rouanet. Nós queremos a Lei Rouanet para atender aquele artista que está começando a carreira e não para figurões ou figuronas como a querida Ivete Sangalo. Ela está chateada, o Zé de Abreu está chateado, porque acabou aquela ‘teta’ deles gorda de pegar até R$ 10 milhões por ano da Lei Rouanet e defender o presidente de plantão. Eu não quero que me defenda, eu quero que fale a verdade a meu respeito”, disse o presidente.

PRONAC

A Lei Rouanet faz parte do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura). Para estar apto a receber recursos por meio desse mecanismo, artistas, produtores culturais ou instituições podem submeter projetos para análise da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo.

Caso seja aprovado, o projeto poderá tentar captar recursos entre apoiadores, que podem ser empresas ou pessoas físicas.

POLÊMICA EM TORNO DE IVETE SANGALO

Normalmente “isentona”, Ivete Sangalo viralizou nas redes sociais com vídeo em que incentiva o público a puxar coro contra Bolsonaro.

Em show realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, a cantora dançou com os fãs, que gritavam “Ei Bolsonaro, vai tomar no c*”.

Esta foi a primeira vez que a cantora se posicionou explicitamente no debate político brasileiro.

Nas imagens, ela provoca o público a gritar mais alto. “Não ouvi”, diz a cantora, que provoca: “Tá baixinho”. “[Ele] Vai acabar escutando de tão alto que foi”, concluiu a artista, aplaudida pelos fãs.

ABREU

No caso do ator global e petista Zé de Abreu, ele tem posicionamentos políticos bem definidos e declarados e faz críticas nas redes sociais ao governo de Jair Bolsonaro.

Desse modo, também no caso do ator, as divergências com o chefe do Executivo nada têm a ver com a Lei Rouanet.

No fundo, essa postura do presidente da República está mais no rol das fake news, que está acostumado a veicular, do que qualquer outra coisa.

Bastante mal avaliado nas pesquisas de intenção de voto — o presidente da República e o governo dele —, Bolsonaro tenta achar explicações etéreas para se posicionar frente às críticas que recebe de figuras, cuja opinião tem expressão na sociedade.

Fonte: horadopovo.com.br/apos-intestino-entupido-bolsonaro-solta-fake-news-contra-ivete-sangalo