Barragem de rejeitos de minério transborda em Nova Lima e causa alerta em MG – Hora do Povo

Lama da barragem de Nova Lima interditou a BR-040 – Foto: Reprodução

A barragem da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, transbordou na manhã deste sábado (8), causando alerta em Minas Gerais. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. A barragem é de propriedade da mineradora francesa Vallourec.

Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz dos bombeiros, houve o transbordamento de uma estrutura para segurar o acúmulo de água. “A região foi afetada pela forte chuva e no local há uma estrutura de contenção de água das chuvas, um dique, que fica próximo ao Alphaville. Em decorrência da quantidade de água acumulada, ocorreu um transbordamento dessa estrutura, que para padrões de barragem é considerada pequena, e essa água acabou atingindo a região da BR-040”, explicou.

Ele afirmou que não foi detectado problema estrutural na barragem. “O maciço se encontra íntegro, não há nenhum tipo de rompimento e problema estrutural. Não há nenhuma vítima fatal e comunidade que esteja em risco neste momento, que demande qualquer tipo de ação de evacuação. Toda estrutura do Corpo de Bombeiros foi mobilizada para a região, estamos realizando o monitoramento e em contato direto com a empresa Vallourec, responsável pela estrutura, mas não há situação de risco iminente. A estrutura permanece íntegra e não apresenta nenhum tipo de problema”, disse.

O chefe do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) do Estado de Minas Gerais, José Alves, disse que órgão está acompanhando a situação e que a Vallourec pontuou que o problema foi causado por conta do desprendimento de uma talude.

“Fizemos contato com a empresa, não é o rompimento de barragem, houve o escorregamento de talude. Na mineração você tem dois tipos de rejeito, um sólido e o líquido. O líquido vira barragem e o sólido vira uma pilha. Com a chuva, a pilha ficou enxarcada e houve o escorregamento do talude para dentro da barragem de água. Nisso foi feita uma onda gigante que passou por cima e vazou. Essa foi a informação passada pela a empresa, mas equipes do NEA estão a caminho para verificar se foi só isso mesmo que aconteceu”, explicou José Alves.

CRIME AMBIENTAL

A Prefeitura de Nova Lima vai autuar a Vallourec por crime ambiental e exigir ao lado do Governo de Minas Gerais o cumprimento do Plano de Recuperação das Áreas Degradadas depois do transbordamento do dique da barragem.

Em nota, a Vallourec, empresa responsável pela estrutura, confirmou que a situação se trata do transbordamento do dique. “A Vallourec informa que houve transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima. Não se trata de rompimento de barragem. Equipes estão atuando no local e, em breve, mais informações serão repassadas”, comunicaram.

O Ministério Público de Minas Gerais abriu uma ação civil pública contra a Vallourec após uma vistoria realizada em abril do ano passado que constatou uma série de irregularidades na barragem Santa Bárbara, que fica na Mina Pau Branco, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. 

Na ocasião, o MPMG pediu à Justiça que obrigasse a empresa a deixar de lançar rejeitos de minério na barragem ou de realizar o alteamento enquanto não ficasse demonstrada a estabilidade e segurança da estrutura. A 2ª Vara Cível de Brumadinho acatou o pedido da Promotoria e determinou, ainda, que a empresa apresentasse um plano de ação para garantir a estabilidade do empreendimento, quec ontratasse uma auditoria técnica independente e que atualizasse o Plano de Segurança de Barragens (PSB) e o Plano de Ações Emergenciais (PAEBM).

Devido às chuvas que assolam Minas ininterruptamente várias vias de acesso ao Estado e avenidas importantes de Belo Horizonte foram interditadas pela Defesa Civil pelo risco de alagamento e ocorrência de acidentes.

O porta-voz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Minas Gerais, inspetor Aristides Júnior, alertou, neste sábado (8), durante entrevista coletiva em Belo Horizonte, que as pessoas evitem viajar.

“Evite viajar. Estão surgindo problemas a todos os instantes em rodovias”, ressalta o policial. Ele falou ainda que a BR-040 permanece interditada, sem previsão de liberação, depois do transbordamento do dique da Minas Pau Branco, em Nova Lima, na Grande BH.

Fonte: horadopovo.com.br/barragem-de-rejeitos-de-minerio-transborda-em-nova-lima-e-causa-alerta-em-mg