A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu, nesta segunda-feira (28), a Medalha Tiradentes ao Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A homenagem, proposta pelo deputado estadual Luiz Paulo (PSD), reconhece a relevância acadêmica, científica e social do programa, além de sua contribuição para o desenvolvimento regional fluminense.
O evento contou com a presença do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), que ressaltou a importância da colaboração da Universidade Rural para o Estado. Relator do primeiro Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Rio em 2017 e autor da lei que remodelou o regime em 2020, Pedro Paulo destacou o papel estratégico da instituição no apoio técnico e na formulação de políticas públicas.
Criado em 2018, o PPGER é o único curso de pós-graduação em economia aprovado pela CAPES naquele ano e o único sediado na Baixada Fluminense. Com um corpo docente jovem e altamente qualificado, o programa se tornou referência nacional na produção de conhecimento voltado às especificidades econômicas e sociais do estado do Rio de Janeiro.
Em seu discurso, o deputado Luíz Paulo enfatizou a importância do programa na formação de profissionais capacitados para a formulação de políticas públicas e no suporte técnico ao Estado. Ele também destacou a parceria da universidade na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Estado, que atualmente integra a pauta da Alerj.
“O departamento de Economia Regional da Universidade Rural é importantíssimo na formação de profissionais que podem contribuir em diversos seguimentos do Estado, na formulação de políticas públicas e na prestação de apoio técnico ao Estado em decisões judiciais. Temos o plano estratégico de Desenvolvimento Econômico do Estado foi elaborado em parceria com esta Universidade e está na pauta do dia da Alerj”, disse Luiz Paulo.
Entre os projetos de destaque do PPGER estão o Plano Diretor de Turismo de Petrópolis (2023–2030), o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro e o estudo “Economia do Mar”, que subsidiou a criação da Lei nº 9.466/2021, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa. Além disso, o programa tem atuado em apoio técnico a decisões judiciais de interesse do Estado.
Durante a cerimônia, foram homenageados o reitor da UFRRJ, professor Roberto de Souza Rodrigues, o atual coordenador do PPGER, professor Joilson Cabral, e a professora Maria Viviana de Freitas, primeira coordenadora do curso, reconhecidos pelo papel decisivo no desenvolvimento do programa.
Responsável também pela organização do Seminário de Economia Fluminense, um dos principais fóruns de debate sobre políticas públicas e desenvolvimento regional, o PPGER vem se consolidando como um patrimônio intelectual do estado, com forte presença acadêmica, publicações de destaque no Qualis/CAPES, prêmios acadêmicos e inserção dos seus egressos em centros de pesquisa e órgãos públicos.
A entrega da Medalha Tiradentes reafirma o reconhecimento institucional à trajetória de excelência, inovação e compromisso social do PPGER/UFRRJ.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-concede-medalha-tiradentes-ao-programa-de-pos-graduacao-em-economia-regional-da-ufrrj/