A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deu início às discussões sobre a recomposição salarial dos servidores do Poder Executivo. Foi realizada nesta quarta-feira (12/02), a primeira reunião da comissão de deputados que irá tratar do tema.
O Grupo de Trabalho é formado pelos deputados Rodrigo Amorim (União Brasil), Luiz Paulo (PSD), Flávio Serafini (Psol), Marcelo Dino (União Brasil) e Tia Ju (Republicanos). O encontro inicial serviu para alinhar as demandas das categorias, que sofrem com perdas salariais nos últimos anos.
Luiz Paulo destacou a importância de construir uma proposta que contemple as necessidades dos servidores, mas que também seja viável financeiramente. “Temos que construir uma proposta que tenha uma saída para garantir que estes servidores recebam a recomposição salarial”, afirmou o deputado.
A recomposição salarial dos servidores estaduais é uma demanda antiga da categoria. Em 2024, a Alerj, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a Defensoria Pública iniciaram o pagamento da recomposição em três parcelas, referentes às perdas inflacionárias acumuladas entre 2017 e 2021.
No entanto, o Poder Executivo ainda não cumpriu a segunda parcela, de 6,5%, correspondente ao ano passado, e não incluiu o incremento previsto no orçamento de 2025.
Próximos Passos
O Grupo de Trabalho planeja realizar um encontro com representantes do governo estadual para fazer um levantamento sobre a necessidade de cada setor. Após o Carnaval, os deputados se reunirão com os servidores para apresentar uma proposta.
A situação tem gerado insatisfação entre os servidores, que realizaram diversas manifestações em frente à Alerj para cobrar o pagamento da recomposição salarial – a última delas aconteceu no início do mês. A criação do colegiado já havia sido anunciada pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, no início dos trabalhos legislativos, no dia 4 de fevereiro.
A expectativa é que o Grupo de Trabalho consiga avançar na discussão e construir uma proposta que atenda às demandas dos servidores, sem comprometer o orçamento do estado. A participação de representantes do governo e das categorias de servidores será fundamental para o sucesso da iniciativa.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-reune-deputados-para-discutir-recomposicao-salarial-de-servidores-do-executivo/