Alerta de Chuva: Rio tem quase 600 mil moradias em área de risco

O coordenador da Frente Parlamentar da Justiça Climática da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Flávio Serafini (Psol), soou o alarme sobre a vulnerabilidade de quase 600 mil moradias em áreas de risco no estado do Rio de Janeiro.

O alerta ganha urgência após as recentes chuvas do último fim de semana deixarem um rastro de destruição em diversos municípios fluminenses. Os dados apresentados pelo parlamentar são resultado de um levantamento realizado pelo projeto Rio 60º do Ambiental Mídia, em parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense), que mapeou as áreas de alto risco para enchentes e deslizamentos.

O deputado também lembrou que a própria frente parlamentar produziu um estudo em 2024 sobre a legislação climática vigente no estado e sua execução. O diagnóstico revelou que, dos dez instrumentos previstos em lei, apenas dois estão em pleno funcionamento.

“Entre os instrumentos considerados abandonados, estão o Plano Estadual de Mudanças Climáticas e o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, considerados cruciais para o planejamento e a participação social no enfrentamento da crise climática”, disse o deputado.

Apesar do cenário, o relatório da frente parece ter surtido alguns efeitos. Segundo o deputado, o governo estadual mobilizou o Fórum Rio de Mudanças Climáticas – embora com reunião já atrasada – e contratou a UFRJ para a elaboração do Plano de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. No entanto, Serafini criticou o prazo de dois anos para a conclusão do plano, considerando-o excessivamente longo diante da urgência da situação.

Em relação ao Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, outro ponto crítico apontado no relatório da frente, o governo escolheu firmar parceria com o SEEG (Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa).

Mas o deputado manifestou preocupação com o fato de o SEEG não contabilizar a totalidade das emissões da siderurgia, um dos principais setores emissores do estado. Ele reforça ainda a necessidade de ações mais efetivas e transparentes por parte do governo estadual no enfrentamento da crise climática.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerta-de-chuva-rio-tem-quase-600-mil-moradias-em-area-de-risco/