Amazonas: seca afeta 10 mil pessoas, isola comunidades e causa desabastecimento

Segundo o governo do Amazonas, estiagem deste ano pode ser mais severa do que a de 2023. Dos 62 municípios do estado, 20 estão em estado de emergência

<!–

–>

O município de Envira, com pouco mais de 17 mil moradores, situado na região sudoeste do Amazonas e a 1.200 km de Manaus, já enfrenta os efeitos daquela que pode ser a maior seca dos últimos anos no estado, conforme informações do governo estadual. O fenômeno já afetou dez mil pessoas, isolando comunidades, encalhando embarcações e causando problemas de abastecimento de insumos na cidade.

O cenário de Envira é esperado para todo o estado. O governo do Amazonas prevê que a situação neste ano pode ser ainda pior do que a vivida no ano passado, quando foi registrada a maior seca da história do Amazonas. Até o momento, 20 das 62 cidades do estado já estão em situação de emergência. Em Manaus, o Rio Negro desceu 54 centímetros só em julho.

Na foz do Rio Jurupari, um dos afluentes do Rio Envira, já é possível fazer o trajeto entre as duas margens a pé. No fim de semana, as águas mediam 1,22 metro. No ano passado, no mesmo período, as águas estavam em 6,77 metros.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/amazonia/e04-amazonia/amazonas-seca-afeta-10-mil-pessoas-isola-comunidades-e-causa-desabastecimento