O indicidente ocorreu “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instuição”
<!–
–>
O Banco Central informou nesta quarta-feira (10) outra ocorrência de vazamento de dados cadastrais vinculados às chaves do Pix. A responsabilidade está sob a 99Pay Instituição de Pagamento.
Foram potencialmente expostos quase 40 mil dados cadastrais vinculados à chave Pix. Apesar disso, dados sensíveis, como saldos dos clientes ou senhas, não chegaram a ser expostos. Entretanto, o vazamento resultou em informações cadastrais, como número de conta, CPF com máscara, agência e instituição de relacionamento. Portanto, movimentar recursos da conta ou acessá-las, não será possível.
“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transicionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, afirmou o BC.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
De acordo com a autoridade monetária, o incidente de segurança ocorreu por “falhas pontuais” em sistemas da 99Pay.
“ Foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, acrescentou o BC.
A notificação para os clientes que tiveram seus dados expostos, será por meio do aplicativo ou pelo internet banking de seus bancos, e deixa informado a prevenção contra possíveis golpes.
“ Nem o Bc nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação com os usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, informa o BC.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e06-brasil/banco-central-registra-novo-vazamento-de-chaves-pix