Cotados para a disputa presidencial de 2026, os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Junior (PSD-PR) têm intensificado a aproximação com o agronegócio em busca de consolidar espaço deixado por Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030. As informações são da Folha de S.Paulo.
Neste fim de semana, os três participaram da abertura da Expozebu, em Uberaba (MG), e, entre este domingo (27) e segunda-feira (28), marcam presença na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), a maior feira agrícola do país, que projeta movimentar R$ 15 bilhões em intenções de negócios. A corrida por apoio do setor inclui também o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), outro nome ventilado para a sucessão.
Internado em Brasília para recuperação de uma cirurgia intestinal, Bolsonaro construiu forte ligação com o agronegócio durante seu mandato, frequentando feiras e sendo ovacionado por produtores. Em 2023, sua anunciada visita à Agrishow gerou embaraço: a organização, pressionada para evitar conflito político, sugeriu que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, adiasse sua ida. A reação do governo federal foi dura, ameaçando retirar o patrocínio do Banco do Brasil, o que levou ao cancelamento da cerimônia oficial de abertura.
Neste ano, para evitar novos conflitos, a organização antecipou a abertura exclusivamente para políticos, representantes do setor e jornalistas. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) participa em nome do governo federal.
No sábado (26), em discursos na Expozebu, Zema e Caiado reforçaram críticas ao governo Lula (PT) e defenderam a união da direita rumo a 2026. “Ó, 2026 está logo aí adiante. Eu tenho certeza que o objetivo nosso [dos governadores] é o mesmo: tirar o PT lá de Brasília e colocar um governo mais técnico, um governo que não persegue o setor produtivo. Nós estamos juntos nesse objetivo”, declarou Zema em Uberaba.
Caiado, por sua vez, afirmou que acredita na unidade dos três governadores e destacou a liderança de Tarcísio de Freitas: “Temos que caminhar juntos. Tarcísio é uma grande liderança”, afirmou.
Tarcísio deve ir à feira nesta terça
Apesar de estar em viagem à Europa, Tarcísio tem previsão de comparecer à Agrishow na terça-feira (29), ocasião em que deverá anunciar um pacote de incentivos ao agro no auditório do Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), localizado na fazenda onde ocorre a feira.
Ratinho Junior também busca reforçar sua ligação com o agronegócio. No início de abril, lançou o primeiro Fiagro estadual do Brasil, fundo de investimento voltado para o financiamento de cadeias produtivas agrícolas, com meta de captar R$ 2 bilhões. Ele já estará em Ribeirão Preto neste domingo para receber o prêmio “Joia do Agro” no Agrotalk Show, evento que reúne políticos e especialistas para debater o setor. Sua visita à Agrishow está prevista para a segunda-feira.
A movimentação dos governadores reflete não apenas a tentativa de ocupar o espaço simbólico deixado por Bolsonaro junto ao agro, mas também a necessidade de articulação em torno de uma candidatura competitiva para enfrentar o projeto de reeleição de Lula, que já tem sido sinalizado como prioridade pelo Planalto.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/caiado-zema-e-ratinho-jr-intensificam-presenca-em-freiras-agricolas-e-buscam-ocupar-lugar-de-bolsonaro/