A deputada Giselle Monteiro (PL) usou o expediente inicial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (25/03), para defender seu irmão, o ex-vereador Gabriel Monteiro, que foi solto na última sexta-feira por decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Gabriel estava preso em Bangu 8, na Zona Oeste do Rio, desde 2022, acusado de estupro.
Em um discurso, a deputada reagiu com indignação ao fato de o irmão ter ficado preso preventivamente por mais de dois anos, classificando a situação como “injusta” e “sem prova”, e alegando que ele foi “cerceado” durante esse período.
“Foram dias difíceis que só com a força de Deus e do povo foi possível superar”, declarou a deputada. Giselle afirmou que continuará na luta para demonstrar a inocência completa do irmão que, segundo ela, foi vítima de uma “armação” para ser retirado da vida pública.
“Ele foi acusado de transmitir uma doença que nunca teve. Eu e meu pai (o deputado federal Roberto Monteiro, PL-RJ) estamos juntos. Quero dizer que meu irmão está bem, seguro e, em breve, estará aqui com a gente”, completou. A deputada também agradeceu as mensagens de apoio e reiterou que a família Monteiro permanece unida.
Soltura e reações
Gabriel Monteiro deixou o Presídio Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8) na noite da última sexta-feira (21) e apareceu, na madrugada de sábado (22), em uma foto publicada nas redes sociais de sua esposa, Ana Carolina dos Santos Chagas. Na imagem, Ana Carolina beija Gabriel e declara: “Meu marido, meu amigo, meu companheiro, meu anjo”. Eles se casaram em maio de 2023, enquanto Gabriel estava preso.
A Sexta Turma do STJ concedeu a liberdade ao ex-vereador, impondo medidas cautelares. Por determinação da 34ª Vara Criminal do Rio, Gabriel terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de deixar o Rio. O equipamento foi colocado na segunda-feira (24), quando ele compareceu à Central de Monitoração Eletrônica, conforme informou a secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap).
A Justiça também determinou o comparecimento periódico de Gabriel em juízo e a proibição de contato com a vítima. O ex-vereador foi acusado de forçar relações sexuais com uma mulher de 22 anos após apontar uma arma para ela, em julho de 2022. Ele ainda teria tentado filmar a relação sexual.
“Acredito que Deus está fazendo justiça por mim”, declarou Gabriel Monteiro ao deixar a cadeia.
Acusações
Preso em novembro de 2022, Gabriel Monteiro havia perdido seu mandato na Câmara do Rio, por quebra de decoro parlamentar, três meses antes. Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Rio à Justiça em outubro de 2022, uma mulher, de 22 anos à época, afirmou que Gabriel a forçou a manter relações sexuais, depois de lhe apontar uma arma, na casa de um amigo do ex-vereador no Joá. O ex-vereador também teria tentado filmar a relação sexual, mas o celular estava descarregado.
O ex-vereador teria se recusado a usar preservativo, segundo a denúncia. A mulher, por causa disso, diz que acabou contraindo HPV, uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível). Um laudo médico realizado após o episódio confirmou que a vítima tinha lesões nas partes íntimas. Em novembro de 2022, Gabriel também teve prisão preventiva decretada pelos crimes de violação sexual mediante fraude e assédio sexual contra seus ex-assessores, ocasião em que ele já estava preso.
Apesar de solto, o MP tem outras quatro denúncias contra Monteiro: por abuso de autoridade, ao invadir, no mandato de vereador, dois centros de acolhimento para crianças e gravar vídeos para suas redes sociais; por perseguir e desacatar um superior; por importunar e assediar uma ex-assessora; e por filmar relação sexual com uma menor de idade.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputada-giselle-monteiro-defende-irmao-apos-soltura-e-denuncia-injustica-na-alerj/