Em evento cercado de ministros homens, Lula critica ausência de discursos femininos e chama secretária para falar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a ausência de discursos femininos em um evento nesta quarta-feira, que reuniu representantes do alto escalão do governo em Fortaleza (CE). Na ocasião, o mandatário reclamou que somente homens discursaram durante a solenidade, que marcava a reinauguração do Hospital Universitário do município. Após constatar que uma mulher não tinha sido chamada para falar ao microfone, o presidente convocou a secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, para estar ao seu lado e se dirigir ao público presente no local.

O presidente foi o sétimo a discursar e foi precedido por outros seis homens. Entre eles estavam o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), que substituiu Nísia Trindade na pasta no início do mês. Além deles, também discursaram o governador Elmano de Freitas (PT), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), o enfermeiro-chefe da UTI do hospital, Caio Pontes, e o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hildebrando dos Santos Soares.

Ao iniciar o seu discurso, Lula reclamou da organização da solenidade por não convocar nenhuma mulher para falar na ocasião:

— O cara que fez o roteiro desta festa aqui esqueceu de uma coisa fundamental. Ele esqueceu de que é preciso colocar uma mulher para falar e não apenas homens para falar. Nós estamos inaugurando um hospital, o maior hospital público do Ceará, com mais de 800 leitos, e a secretária da Saúde do estado, a Tânia, está aqui e não foi chamada para falar — disse o presidente. Em seguida, ele a chamou ao microfone para se dirigir ao público que acompanhava a solenidade.

Com informações de O GLOBO.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-evento-cercado-de-ministros-homens-lula-critica-ausencia-de-discursos-femininos-e-chama-secretaria-para-falar/