FPA pressiona por isenção das carnes bovinas

Exclusão das proteínas entre produtos isentos é medida do governo Lula

<!–

–>

A exclusão das carnes bovinas da cesta básica no escopo da Reforma Tributária tem sido um ponto de tensão entre a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o governo federal. Com 374 membros, a FPA argumenta sobre necessidade de reversão da medida proposta pela equipe econômica do governo petista.

Em nota divulgada na última sexta-feira (5), a FPA destacou sua posição contrária à medida e disse que vai dialogar com o Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados para incluir a proteína animal na lista de produtos isentos. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), inicialmente contrário à isenção, tem sido alvo das tentativas de persuasão da bancada.

“Acreditamos que ainda será possível convencer o presidente da Câmara e os líderes partidários sobre a importância de incluir as carnes na lista de isenções fiscais”, afirmou a FPA em comunicado.

buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})

A Reforma Tributária, cujas mudanças começarão a ser implementadas gradualmente a partir de 2026, tem sido alvo de intensos debates no Legislativo, especialmente em relação aos impostos substitutos e ao papel do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Este ano, duas propostas de regulamentação foram enviadas pelo governo ao Congresso para análise dos grupos de trabalho.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lsf-brasil/fpa-pressiona-por-isencao-das-carnes-bovinas