O ministro disse que a corte não escolhe os temas que julga, apenas reage as provocações que acontecem a todo instante
<!–
–>
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nessa quinta-feira (27), que o presidente Lula (PT) está “fazendo uma autocrítica do próprio sistema” ao falar que o “Supremo não tem que se meter em tudo”.
O ministro disse que a corte não escolhe os temas que julga, apenas reage as provocações que acontecem a todo instante. Gilmar também disse que falta “consenso básico” no âmbito político.
Lula fez as declarações em entrevista concedida ao UOL, na quarta-feira (26), logo após a decisão do judiciário de descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
“Eu acho que o que o presidente está fazendo é uma autocrítica do próprio sistema que permite uma provocação do Supremo a toda hora. Eu já disse que o Supremo não tem uma banca pedindo causas para lá. Na verdade, são as pessoas que provocam”, disse o ministro do STF durante 12º edição do Fórum Jurídico de Lisboa.
“No passado, o PT era um partido muito intenso nesse sentido de provocação do Supremo Tribunal Federal. Hoje, são outros partidos. Esse é o modelo constitucional que está colocado”, disse Gilmar.
O ministro ainda rebateu a crítica feita por Lula, “O que o presidente está fazendo não é, se quer, talvez uma crítica, mas uma constatação de que o Tribunal é muito provocado. Isso tem a ver, talvez, com a falta de um consenso básico no meio político.”
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e05-brasil/gilmar-rebate-lula-sobre-stf-se-meter-autocritica-do-proprio-sistema