Os servidores da Abin ameaçam entrar em operação padrão e Intelis chama o governo Lula de “governo do desmonte”
<!–
–>
Os servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ameaçam entrar em operação padrão -espécie de greve para funcionários públicos-, após as negociações de reajuste com o governo não avançarem.
A reclamação dos servidores é de que não houve oferta de recomposição salarial para a base. A Intelis (União dos Profissionais de Inteligência de Estado) chama o governo Lula de “governo de desmonte”, devido às dificuldades na negociação para reestruturação.
A operação padrão deve começar nesta semana. Este tipo de operação se dá quando os servidores públicos fazem o mínimo possível para a manutenção do trabalho. Ou seja, embora as atividades não sejam interrompidas, elas são atrasadas.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
“Chegamos a um ponto de não retorno”, diz a nota divulgada na última sexta-feira (19), após a última negociação, chamada por eles de “desastrosa”. “Sentimos muito pela população brasileira, a quem não conseguiremos mais garantir a segurança e atender nas mais diversas áreas em que atuamos.”
As negociações não têm ido pra frente. Segundo o grupo, o Ministério da Gestão e Inovação ofereceu recomposição de “humilhantes” 0% para base e de 9,5% em 2025 e 5% em 2026, para o topo da carreira, “a pior proposta dentre as que têm sido colocadas para níveis semelhantes” no funcionalismo público.
O MGI argumenta que a proposta apresentada “prevê ganhos de 14,5% a 25,3% para a categoria”, acumulados de 2023 a 2026. “O governo segue com as negociações buscando atender as reivindicações de reestruturação das carreiras de todos os servidores federais, respeitando os limites orçamentários”, diz o órgão.
Sem citar diretamente, os técnicos fazem referência à “Abin paralela”, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). “Após o governo do desvio, a inteligência de Estado do Brasil sofre agora com o governo do desmonte”, diz o texto.
A Intelis não informou qual seria a proposta de recomposição que evitaria a operação padrão.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e06-brasil/governo-lula-e-acusado-de-desmonte-e-servidores-da-abin-ameacam-paralisacao