Ida de Luiz Lima ao Novo pode causar ascensão de Armelau e Duarte. Saiba como

De uma só vez, a troca de partido do deputado federal Luiz Lima do Partido Liberal para o Novo pode fazer dois atuais vereadores subirem de nível em 2026. O primeiro seria Pedro Duarte (Novo), que por estar no segundo mandato, tem o caminho livre para se candidatar nas próximas eleições conforme determina o regulamento novista.

Duarte já investiu em uma tentativa à Assembleia Legislativa em 2018 e poderia contar, agora, com o potencial do ex-nadador: Dobrando com ele ou não, já que Lima é conhecido por transferir muitos votos ao apoio à Alerj, o que ajudaria a próxima nominata voltar a fazer cadeiras no plenário, com favoritismo do vereador, que já conta com mais de 15 mil votos somente na capital, registrados na urna no ano passado. Em todo caso, Duarte parabenizou, nesta quarta-feira (23) o recém-chegado nas redes sociais.

O segundo trata-se do estreante Fernando Armelau, que segue no partido que o ex-atleta profissional encerrou vínculo. A mudança de casa teria deixado a mulher de Fernando, a deputada estadual Índia Armelau, sem sua principal dupla de campanha eleitoral.

Em 2022, Índia entrou na política por incentivo de Lima e conquistou mais de 57 mil votos na sua primeira participação, mesmo com recursos limitados. Se manter o total em uma disputa para deputada federal no próximo ano, a eleição de Índia seria quase certa até no Congresso e ainda poderia ajudar a performance do marido caso ele venha a estadual, onde não é raro entrar em um mandato com a votação de 15 mil votos, mesmo que seja após dois anos, com as eleições municipais.

A hipotética disputa ao atual cargo da mulher pode ser mais interessante para Armelau do que Câmara Federal, já que ele é policial penal licenciado, portanto, tem muito interesse na esfera onde entrou concursado. E a deputada, por ser mulher, teria maior fundo eleitoral, facilitando também o marido, que teriam ações, equipe e material em conjunto.

Ainda que Índia não queira arriscar voo mais alto e tente a reeleição, o vereador pode concorrer a uma vaga em Brasília, sem impedimentos ou causar descontentamento até de Alexandre Ramagem (PL), que deve voltar com a parceria bem sucedida com o estadual Allan Lopes (PL), por lealdade.

Outro detalhe é o perfil do Novo, um dos partidos mais criteriosos com possíveis investidas de nomes de outros partidos. Em 2022, uma reunião encabeçada por um então candidato com outro do Podemos causou mal-estar internamente, o que pode fazer Luiz Lima não olhar para trás, mesmo se tratando de uma antiga amiga da época de raias (Índia o conheceu quando competia na natação, esporte que consagrou o parlamentar).

Fonte: https://agendadopoder.com.br/ida-de-luiz-lima-ao-novo-pode-causar-ascensao-de-armelau-e-duarte-saiba-como/