Internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a usar suas redes sociais nesta sexta-feira (18) para criticar decisões recentes do governo Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A informação foi publicada inicialmente pelo jornal O Globo.
Na publicação, Bolsonaro aparece em uma foto hospitalar e volta a adotar tom duro contra o que chama de “instrumentalização política da Justiça” e “desmoralização internacional do país”. Ele se referiu ao asilo concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por corrupção e lavagem de dinheiro, como um “afronta à ética e à soberania dos povos”. “Corruptos condenados por lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos passaram a ser recebidos como ‘perseguidos políticos’”, escreveu, acusando o governo Lula de distorcer o instituto do asilo para “acolher quem rouba do próprio povo”.
Outro alvo de Bolsonaro foi a recente decisão de Moraes de suspender a extradição do búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, condenado por tráfico de drogas na Espanha. A medida foi interpretada por Bolsonaro como uma retaliação diplomática contra o governo espanhol, que anteriormente negara um pedido do STF para extraditar o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio.
“A justiça brasileira está sendo usada como instrumento de vingança de acordo com os caprichos e vontades de um único homem”, disse o ex-presidente, em referência ao ministro Alexandre de Moraes. Segundo ele, essa atitude “instrumentaliza a justiça para fazer ‘retaliação diplomática’ contra a Espanha, país que, assim como os Estados Unidos e a Argentina, já reconhece a motivação política por trás de decisões proferidas no âmbito dos inquéritos intermináveis de Alexandre de Moraes”.
A decisão de Moraes se baseou no princípio da reciprocidade previsto em acordos bilaterais. Em sua manifestação, o ministro afirmou que o Brasil não poderia prosseguir com a extradição de Vasilev, uma vez que a Espanha descumpriu o acordo ao negar a devolução de Eustáquio.
Mesmo hospitalizado, Bolsonaro compartilhou um vídeo caminhando pelos corredores da unidade médica e realizando exercícios de fisioterapia. De acordo com o último boletim médico, o ex-presidente apresenta “boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências”.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/internado-bolsonaro-critica-governo-por-asilo-politico-e-decisao-de-moraes-sobre-extradicao/