A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) emitiu parecer favorável à operação de crédito para implantação do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, no Amazonas.
O parecer foi dado ao Pedido de Verificação de Limite (PVL) do Estado e é necessário para a contratação de operação de crédito externa.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) já deu o aval para a liberação do crédito. O Prosai Parintins vai urbanizar uma área de risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa.
Os recursos serão investidos na melhoria das condições socioambientais e de infraestrutura urbana do município, incluindo construção de conjuntos habitacionais, equipamentos sociais, sistema de abastecimento de água e rede de esgoto.
O programa deve beneficiar mais de 12 mil pessoas e inclui reassentamento de famílias em unidades habitacionais construídas pelo programa
Segundo o governador Wilson Lima (União-AM), o investimento total será de US$ 87,5 milhões, com U$ 70 milhões financiados pelo BID e U$ 17,5 milhões de contrapartida estadual.
“Isso prova que o Amazonas tem boa capacidade para contrair empréstimo porque cumpre todos os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (RLF). Somos um estado equilibrado do ponto de vista fiscal”, disse o governador.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/amazonia/e01-amazonia/investimento-em-saneamento-deve-beneficiar-mais-de-12-mil-pessoas-em-parintins-am