Janones questiona competência do STF em caso de calúnia e injúria à Bolsonaro

A defesa do deputado apresentou um recurso ao Supremo em ralação ao inquérito

<!–

–>

A defesa do deputado federal André Janones (Avante-MG) apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à ação na qual o parlamentar é acusado de calúnia e injúria contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os advogados argumentam que o STF não tem “competência para julgar o caso”, pois as declarações foram feitas antes de Janones assumir o mandato.

Os advogados de Janones solicitam que a ação seja remetida à primeira instância e que a queixa-crime seja rejeitada.

buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})

A defesa sustenta que o foro privilegiado só se aplica a crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados às funções desempenhadas.

Em junho deste ano, o STF formou maioria para aceitar a denúncia de Bolsonaro, que acusou Janones de chamá-lo de “ladrãozinho de joias, bandido fujão, assassino”.

O julgamento começou em 10 de maio, com a ministra Cármen Lúcia votando a favor do recebimento da queixa-crime. Após um pedido de vista do ministro Flávio Dino, o caso voltou à pauta do plenário em junho.

O resultado foi de 8 votos a 3, tornando Janones réu.

 

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e01-brasil/janones-questiona-competencia-do-stf-em-caso-de-calunia-e-injuria-a-bolsonaro