Prefeito destacou a garantia de segurança e tranquilidade da nova maternidade para as mães de Maceió
<!–
–>
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o “JHC” (PL), inaugurou, ontem (2), a primeira maternidade pública municipal da história de Maceió, que já está em funcionamento no também inovador Hospital da Cidade, no bairro Gruta de Lourdes, na parte alta da capital alagoana. Durante a entrega da unidade, JHC destacou a importância do espaço para dar mais segurança às gestantes.
“Maceió não tinha uma maternidade municipal para ter autonomia no que diz respeito aos desafios e às complexidades relacionadas às parturientes. Muito feliz em estar aqui inaugurando essa grande estrutura, dentro do Hospital da Cidade, para que as mulheres e os bebês, tanto de risco habitual quanto de alta complexidade, possam ter todas as ferramentas e aparatos tecnológicos dentro de um espaço seguro e tranquilo em um momento tão importante”, pontuou o gestor, que é pré-candidato à reeleição.
Leitos de UTI Neonatal da Maternidade de Maceió (Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió)
O espaço conta com 22 leitos de obstetrícia, 10 leitos de UTI Neonatal e nove leitos de observação. As grávidas só podem dar entrada no Hospital de forma regulada, ou seja, encaminhadas por outra unidade de saúde via SUS.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
O hospital conta também com uma UTI Pediátrica, que presta atendimento a crianças de 2 meses a 14 anos, 10 leitos inaugurados e uma equipe multidisciplinar que oferece atendimento psicológico, nutricional, fisioterapêutico, odontológico, além do acompanhamento médico especializado.
1º Hospital Municipal
O Hospital da Cidade (HC) foi uma aquisição histórica e é o primeiro hospital municipal de Maceió. Trata-se do melhor e mais moderno equipamento de saúde do Nordeste, com capacidade para atender 55 mil pessoas por ano.
O HC tem a primeira UTI Humanizada do estado, que permite que o paciente seja acompanhado por familiares. Até agora, o equipamento já realizou quase 40 mil exames e aproximadamente 500 cirurgias.
Transformação na saúde – Ao longo dos últimos três anos, a gestão do prefeito JHC tem promovido uma verdadeira transformação na saúde municipal. Desde 2021, 39 Unidades de Saúde tiveram suas obras entregues e 15 estão com suas obras em andamento, o que representa um investimento financeiro de quase R$15 milhões em melhorias estruturais. A Prefeitura também investiu R$4 milhões na construção de mais uma Unidade de Pronto Atendimento, a UPA da Santa Lúcia, unidade que beneficia mais de 250 mil pessoas de bairros como Santa Lúcia, Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, entre outras localidades da parte alta da cidade.
A Prefeitura de Maceió está mais perto dos maceioenses através do Saúde da Gente, o maior programa de saúde itinerante do país e que oferece atendimento clínico e especializado às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social nos diversos bairros e comunidades da capital. A iniciativa da Prefeitura de Maceió já realizou mais de 900 mil atendimentos à população, promovendo acesso a consultas e exames, além de atendimento integral e humanizado no território de moradia.
O programa conta com uma única grande estrutura, contemplando as frentes de Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Infantil, a Saúde Animal e Saúde Mental, todas em um só lugar, beneficiando uma localidade por duas semanas.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/jhc-inaugura-1a-maternidade-publica-municipal-da-historia-de-maceio