Comissão de Educação aprovou projeto para salas de aula terem bandeira nacional submetida a juramento diário
<!–
–>
Avança na Câmara dos Deputados o projeto de lei 4984/23 que tenta tornar obrigatório o juramento diário à bandeira do Brasil em todas as salas de aula de escolas do ensino fundamental e médio. A proposta da nova lei é de iniciativa do deputado federal Luiz Carlos Hauly (Pode-PR) e foi aprovada pela Comissão de Educação da Câmara.
A mudança na Lei dos Símbolos Nacionais prevê que todas as salas tenham a bandeira nacional e esta seja submetida a juramento, antes do início da primeira aula, da seguinte forma: “Perante esta Bandeira, sob a proteção de Deus, prometo defender a Nação Brasileira, a democracia, a liberdade, a justiça, a paz, a vida humana e animal, sob todas as suas formas, o território brasileiro, a terra, os rios, mar, as florestas, o ar que respiramos e os recursos naturais.”
Mas o projeto aprovado na comissão sob relatoria do deputado Rodrigo Valadares (União-SE) abre a possibilidade de modificação dos termos do juramento, por meio de proposta vencedora de eventual concurso nacional coordenado pelos Ministérios da Educação e da Cultura.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
“Pretende estimular, mediante juramento diário em sala de aula, o relevante vínculo de cada criança e jovem com a nação, a democracia, a liberdade, a justiça e a paz, a harmonia da convivência com os semelhantes e demais seres viventes, bem como com o meio ambiente”, defendeu Valadares, sobre a matéria que ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A Lei dos Símbolos Nacionais já exige a bandeira do Brasil seja hasteada em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e em sindicatos, nos dias de festa ou de luto nacional. Nas escolas, o hasteamento é obrigatório, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana. (Com Agência Câmara Notícias)
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/juramento-obrigatorio-a-bandeira-do-brasil-em-escolas-avanca-na-camara