Lira articulou 1ª reunião de mulheres parlamentares das maiores economias do planeta, em seu reduto político
<!–
–>
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), será o anfitrião, em Maceió, da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, no início da semana que vem. Entre os dias 1º e 2 de julho, as líderes femininas dos legislativos dos países com as maiores economias do mundo, que integram o G20, debaterão a promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades, enfocando os impactos dos temas para meninas e mulheres. O evento será no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital de Alagoas, reduto político de Lira.
O fórum legislativo do G20 tem como lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, para intensificar o protagonismo das mulheres parlamentares nos debates que ocupam o centro das atenções mundiais. Com presenças confirmadas de organismos internacionais como a União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul. E delegações de 26 países, reunindo 171 mulheres deputadas e senadoras.
Entre os países-membros do G20, estão confirmadas participações da Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, India, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia. Além dos países convidados do grupo: Angola, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal; dos países de língua portuguesa: Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Princípe, Timor-Leste. E ainda da Bolívia e Paraguai, do Mercosul.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
Incentivo ao protagonismo feminino
As discussões envolvem temas como a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios; um Painel Brasil sobre avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres; e reuniões bilaterais para intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo.
A abertura solene da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 será às 9h da manhã de segunda-feira (1º), com a presença de Arthur Lira, que assumiu o comando do P20, em outubro de 2023, sucedendo Om Birla, presidente da Casa do Povo da Índia. Entre as parlamentares brasileiras, participam a segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS); a coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ); além de outras autoridades federais, de Alagoas e da Prefeitura de Maceió.
Reunião precede cúpula do G20 no Rio
O P20 visa fortalecer a colaboração global e garantir a aplicação dos acordos internacionais, via G20, pela função importante que exerce na orientação dos respectivos governos das maiores economias do planeta. E a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares é um dos atos que antecedem a Cúpula de Líderes do G20, marcada para reunir chefes de Estado e de Governo, no fim de novembro, no Rio de Janeiro.
O debate anual entre países com as maiores economias do mundo fomenta iniciativas econômicas, políticas e sociais, nas nações com 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e quase dois terços da população mundial.
A previsão é de que ocorram mais de cem reuniões dos grupos de trabalho, em nível técnico e ministerial, nas quinze cidades-sede do evento, distribuídas nas cinco regiões do país. “No âmbito Legislativo, além da reunião das mulheres parlamentares, será realizada a Cúpula do P20, em Brasília, em novembro”, divulgou a Câmara dos Deputados.
O credenciamento da imprensa ocorre até esta sexta-feira (28), no sistema do G20.
Veja a programação da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió
Dia 1º de julho (Segunda-feira)
9h – Cerimônia de abertura
11h – Abertura da exposição “Mulheres no Poder”
12h- Intervalo para almoço
14h – 1ª Sessão de Trabalho – Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas
16h30 – Intervalo
16h45 – Painel Brasil: avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres
Dia 2 de julho (Terça-feira)
9h – 2ª Sessão de trabalho – Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em espaços decisórios
12h – Intervalo para almoço
14h -3ª Sessão de trabalho – Combatendo desigualdades e promovendo a autonomia econômica das mulheres
16h30 – Intervalo
16h45 – Sessão de encerramento
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/legisladoras-do-p20-debatem-clima-e-desigualdade-em-evento-em-maceio