Governador agiliza repasses em parceria com a Caixa para 428 famílias de Arroio do Meio e Encantado
<!–
–>
O governador Eduardo Leite (PSDB) começou a distribuir valores doados para o pix oficial criado pelo estado do Rio Grande do Sul para socorrer vítimas da catástrofe climática que afetou mais de 92% das cidades gaúchas. A primeira entrega de cartões pré-pagos da Caixa com direito a saque de R$ 2 mil foi realizada ontem (17), para 428 famílias dos municípios de Arroio do Meio e Encantado, no Vale do Taquari.
Os primeiros beneficiados pelo fundo SOS Rio Grande do Sul foram gaúchos que residem em áreas afetadas pela enchente, cadastradas no CadÚnico e com renda familiar de até três salários mínimos. Eles receberam o cartão que ser usado como cartão de débito na rede credenciada Visa e Elo, após serem atendidos de forma rápida pelas equipes da Caixa, após um cruzamento de dados sobre o mapeamento das áreas afetadas feito pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e dos bancos de dados de programais sociais.
Alessandra Araújo de Oliveira foi uma das representantes de 329 famílias aptas a receber a ajuda humanitária em Arroio do Meio. E disse que comprará móveis para um novo endereço, porque sua família já foi atingida por três enchentes, sendo esta última a mais danosa, na residência atual.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
Após ter destruída sua casa e a residência de sua mãe, Jussara Claro pensa comprar eletrodomésticos com o valor recebido assim que estiver em um novo endereço. “É uma grande ajuda, agradecemos muito, porque estão vendo a necessidade das pessoas”, disse a vítima beneficiada.
Rejane Machado teve sua residência totalmente destruída, onde morava sozinha, na região de Campos Sales, uma das mais atingidas em Arroio do Meio. E ainda não definiu como pretende usar o recurso doado pela população e empresas. “É um dinheiro para dar uma respirada, uma segurança”, afirmou.
Na mesma situação, a viúva Michelle Freitas tem quatro filhos, e deve usar o valor como uma ajuda para recomeçar, comprando móveis, após perder tudo.
Emoção e gratidão
Em Encantado, a 20 quilômetros de Arroio do Meio, 99 famílias foram selecionadas com base nos critérios da distribuição das doações. Uma delas foi a de Zoraia Kich, que ficou muito feliz ao saber do repasse de R$ 2 mil. “Toda a ajuda é bem-vinda”, agradeceu.
Sandra Biglialdi se disse emocionada com o carinho que as pessoas têm umas pelas outras e com a doação para ajudar a população atingida por enxurrada.
Lilian da Rosa também falou sobre as doações e frisou que gostaria, em nome dos que receberam os recursos, agradecer a todas as pessoas que destinaram as doações.
O governo do RS anunciou que anunciará, em breve, outros municípios que serão beneficiados, com base em critérios definidos pelo Comitê Gestor do fundo, formado pelo governo do Estado e por entidades privadas.
Doações continuam
Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
Ao realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é SOS Rio Grande do Sul e que o banco é o Banrisul, orienta o governo gaúcho. (Com Secom RS)
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/leite-comeca-a-distribuir-doacoes-via-pix-para-vitimas-de-catastrofe-no-rs