Longe do poder: sete ministros estão sem reuniões privadas com Lula há mais de 100 dias; veja quem são

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um desafio crescente em sua administração, com sete de seus 38 ministros sem serem recebidos para reuniões privadas há mais de 100 dias. Com a reforma ministerial em andamento, a insatisfação entre os chefes de órgãos do primeiro escalão aumenta, gerando críticas sobre um possível isolamento do presidente. Algumas correntes políticas atribuem essa situação à primeira-dama, Janja da Silva.

Segundo levantamento do Poder 360, entre os ministros que não têm conseguido audiência com Lula, destaca-se Macaé Evaristo, da Secretaria de Direitos Humanos, que, curiosamente, nunca foi recebida pelo presidente desde sua posse. O ex-ministro Silvio Almeida, que ocupava a mesma pasta, foi recebido seis vezes durante seu mandato. Por outro lado, o General Amaro, que está à frente do Gabinete de Segurança Institucional, detém o recorde de dias sem um encontro privado com o presidente: 322 dias, desde sua última audiência em 15 de abril de 2024.

A lista dos ministros que não têm acesso a Lula é a seguinte:

General Amaro (Gabinete de Segurança Institucional) – 322 dias (última reunião em 15 de abril de 2024)

Margareth Menezes (Cultura) – 182 dias (última reunião em 2 de setembro de 2024)

Celso Sabino (Turismo) – 166 dias (última reunião em 18 de setembro de 2024)

André Fufuca (Esportes) – 151 dias (última reunião em 3 de outubro de 2024)

Cida Gonçalves (Mulheres) – 145 dias (última reunião em 9 de outubro de 2024)

Sônia Guajajara (Povos Indígenas) – 139 dias (última reunião em 15 de outubro de 2024)

André de Paula (Pesca) – 139 dias (última reunião em 15 de outubro de 2024)

Esses dados apontam para um esvaziamento na Esplanada, uma vez que, apesar de Lula ter 38 ministérios e promover a ideia de ter revitalizado pastas importantes, como a dos Povos Indígenas, ele não está proporcionando espaço na agenda para os seus ministros.

Além disso, os ministros do Centrão também se encontram excluídos das reuniões privadas com o presidente. Essa situação gera um clima de desconforto e pode impactar a eficácia da gestão, já que a comunicação e a articulação política são essenciais para o sucesso do governo.

Com informações do Poder 360

Fonte: https://agendadopoder.com.br/longe-do-poder-sete-ministros-estao-sem-reunioes-privadas-com-lula-ha-mais-de-100-dias-veja-quem-sao/