O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta sexta-feira (25) a Roma, por volta das 13h30 (horário local), para participar do funeral do papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira (21) aos 88 anos. A chegada de Lula ocorreu às 8h30 no horário de Brasília, no Aeroporto Internacional de Roma Leonardo da Vinci (Fiumicino), segundo informações do portal Brasil 247.
Acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, Lula esteve acompanhado também de representantes dos Três Poderes: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União–AP). A comitiva presidencial embarcou na noite de quinta-feira (22), às 22h, e o retorno a Brasília está previsto para o sábado (26), após a cerimônia.
O funeral do papa Francisco
O funeral de Francisco, que será realizado neste sábado (26), marcará a despedida do pontífice que faleceu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de uma insuficiência cardíaca. A cerimônia será um evento de grande importância para a Igreja Católica e para o mundo, com líderes políticos e religiosos presentes para prestar suas últimas homenagens.
Esta será a segunda vez que o presidente brasileiro participa de um funeral de um papa. A primeira ocorreu em 2005, quando Lula esteve presente nas despedidas de João Paulo II. Com isso, o papa Francisco será o quarto pontífice a ser acompanhado por Lula durante seu mandato.
O futuro da Igreja Católica
A escolha do novo papa, que sucederá Francisco, deve ocorrer somente após o dia 6 de maio, quando será convocado o conclave. Os cardeais se reunirão regularmente em Roma para discutir a logística do evento e definir o novo líder da Igreja Católica.
Nesta sexta-feira (25), o caixão de Francisco será selado em uma cerimônia privada presidida por oito cardeais, dando início aos preparativos para o funeral que será realizado no sábado. O papa Francisco, que liderou a Igreja Católica desde 2013, é lembrado por sua postura progressista e pelo trabalho incansável em prol da paz, da justiça social e do diálogo inter-religioso.
O funeral será um momento de grande solenidade, e a presença de líderes políticos e religiosos, como o presidente Lula, demonstra a importância desse evento para o Brasil e para o mundo, considerando o impacto que Francisco teve na política internacional, além de sua liderança religiosa.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-chega-a-roma-para-funeral-do-papa-francisco/