Após 10 dias trabalhando da residência oficial, no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou ao Palácio do Planalto nesta terça-feira (31). A volta ao gabinete marca o término do período de recuperação em casa, após um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando Lula escorregou de um banco no banheiro e sofreu uma lesão na nuca, que exigiu pontos e causou um leve sangramento cerebral.
Na tarde de segunda-feira, o presidente passou por um procedimento médico para retirar os pontos. De acordo com o boletim mais recente, emitido na sexta-feira, o quadro de Lula é considerado estável e permite a retomada das atividades presenciais. Contudo, os médicos recomendaram que ele adie viagens longas, o que levou ao cancelamento de compromissos internacionais, incluindo as conferências da ONU sobre biodiversidade, a COP16 na Colômbia, e sobre mudanças climáticas, a COP29 no Azerbaijão.
Inicialmente, a previsão era de que Lula permanecesse no Alvorada até quarta-feira para realizar uma nova avaliação médica. Segundo a assessoria, a decisão de permanecer na residência oficial nos dias anteriores foi cautelosa, mas sem impedimentos físicos para o retorno ao Planalto.
A agenda do presidente para esta terça-feira inclui um encontro com a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, e na quarta-feira, Lula participa de um evento no Planalto e passará por uma nova avaliação médica.
Com informações de Brasil 247
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-volta-ao-planalto-e-retoma-agenda-limitada-apos-recuperacao-de-queda-em-acidente-domestico/