O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode precisar passar por uma nova cirurgia abdominal, caso o atual quadro clínico não apresente melhora nos próximos dias. A informação foi confirmada à CNN Brasil pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, responsável pelo acompanhamento médico do ex-mandatário desde o atentado a faca sofrido em 2018.
Bolsonaro foi internado de urgência hoje no Rio Grande do Norte, após sentir muitas dores abdominais. Ele foi levado de helicóptero até Natal, onde está hospitalizado.
Macedo explicou que Bolsonaro voltou a sentir dores abdominais e tem enfrentado dificuldades para se alimentar e digerir alimentos. A causa, segundo ele, é uma distensão intestinal — condição caracterizada por um inchaço no abdômen, que pode decorrer de inflamações e comprometer o funcionamento do trato digestivo.
“O presidente Bolsonaro já fez comigo cinco cirurgias abdominais, três extremamente delicadas, extremamente graves, que foram cirurgias demoradíssimas, e mais duas que foram menores”, detalhou o médico.
Embora a equipe de saúde esteja apostando em uma recuperação por meio de dieta restrita e medicamentos, Macedo não descarta a necessidade de um novo procedimento cirúrgico. “Do jeito que eu vi, como as coisas estão sendo levadas hoje, eu não descarto a possibilidade de ele ter que ser encaminhado aqui para São Paulo, para que o doutor Leandro Echenique, que é o clínico dele em todas as cirurgias, e eu possamos fazer o trabalho de socorrer o presidente”, acrescentou.
Atualmente, o ex-presidente está sendo monitorado por uma equipe da Rede D’Or, em constante comunicação com o cirurgião. A avaliação do quadro clínico é feita de forma contínua, levando em conta a resposta ao tratamento conservador.
Desde o atentado durante a campanha eleitoral de 2018, Jair Bolsonaro já passou por diversas intervenções abdominais, a maioria delas com o acompanhamento direto de Macedo, que se tornou uma referência no tratamento das sequelas deixadas pelo ataque. Esta possível nova cirurgia seria mais um desdobramento das complicações crônicas que o ex-presidente enfrenta desde então.
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/medico-de-bolsonaro-admite-que-ex-presidente-pode-passar-por-nova-cirurgia-abdominal/