Um dos alvos da operação é Leonardo Moja, conhecido como Léo do Moinho, apontado como um dos chefes da facção criminosa PCC
<!–
–>
Uma megaoperação envolvendo Ministério Público (MP), Receita Federal, Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Polícia Federal (PF) e Ministério Público do Trabalho (MPT), deflagrada na manhã desta terça-feira (6), na região da Cracolândia, no centro de São Paulo (SP), prendeu um dois chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), três guardas civis metropolitanos e dois traficantes de drogas, além de um ex-agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
De acordo com as investigações, os guardas e o ex-guarda detidos são suspeitos de integrarem uma milícia que atuava no local. Os dois traficantes, por sua vez, teriam participado da venda de armas ilegais e cometido exploração sexual e da prostituição.
Os policiais e promotores cumprem 7 mandados de prisão preventiva e 117 de busca e apreensão, todos na capital paulista, em endereços dos investigados. A Justiça expediu, ainda, 46 mandados de sequestro e bloqueio de bens e autorizou a suspensão das atividades econômicas de 44 prédios comerciais.
buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1, 1],
‘maps’: {
‘992’: [[970, 250], [728, 90]],
‘768’: [728, 90],
‘320’: [1, 1],
‘0’: [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})
“Além da perda da licença, os imóveis serão lacrados pelas autoridades municipais para garantir que a atividade ilícita não volte a acontecer no local”, informou a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, por meio de nota.
De acordo com os investigadores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP, os criminosos se dividiram em cinco grupos de atuação na Cracôlandia: em ferros-velhos, milícias de GCMs, receptação de celulares, hotéis e hospedarias e na Favela do Moinho.
Em mensagem publicada em sua conta oficial no X, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comemorou a operação na Cracolândia.
Deflagrada operação Salus et Dignitas. Mais de 1.200 agentes das nossas forças de segurança estão em campo neste momento em uma grande ação integrada com @mpsp_oficial e @prefsp com foco na desarticulação da logística do crime organizado em diferentes pontos da região central da…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) August 6, 2024
“São mais de 200 mandados de prisão, busca e apreensão, sequestro e bloqueio de bens e suspensão da atividade econômica para combate ao tráfico de drogas e desmobilização de estruturas usadas pelo crime organizado. Vamos devolver o centro às pessoas”, escreveu o governador.
O Que é a Cracolândia?
A Cracolândia, conhecida nacionalmente, é uma área no centro de São Paulo que há anos enfrenta problemas com tráfico e uso de drogas. A região é foco de constantes operações policiais devido à intensa atividade criminosa, que inclui não apenas o tráfico de drogas, mas também outros crimes correlatos.
A vulnerabilidade social dos moradores e frequentadores da Cracolândia torna o combate ao crime extremamente complexo. A área se tornou um ponto de referência para usuários de drogas e criminosos devido à falta de políticas públicas eficazes para resolver os problemas de saúde e segurança pública.
Chefe de facção preso
Cinco dos sete alvos da operação foram presos pela força-tarefa até às 12h desta terça. São eles:
- Leonardo Moja, o “Léo do Moinho”: apontado como um dos chefes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na Favela do Moinho, na região da Cracolândia. Em 2021 ele já havia sido preso pela polícia em Praia Grande, litoral paulista, por suspeita de homicídios, mas foi solto depois.
- Janaína da Conceição Cerqueira Xavier:suspeita de traficar drogas.
- Antonio Carlos Amorim Oliveira: GCM suspeito de participar de esquema de extorsão de comerciantes.
Renata Oliva de Freitas Scorsafava: GCM suspeito de participar de esquema de extorsão de comerciantes. - Valdecy Messias de Souza: funcionário de uma empresa de comunicação suspeito de vender aos criminosos aparelho que dava acesso à frequência de rádio das polícias.
Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/sao-paulo/e04-sao-paulo/megaoperacao-na-cracolandia-prende-chefe-do-pcc-guardas-civis-e-traficantes