A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (22) para comentar o indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal. Na publicação, Michelle, que atualmente preside o PL Mulher, declarou seu amor pelo marido, compartilhando uma foto em que ele aparece sorrindo, vestido com a camisa de um time de futebol.
Bolsonaro foi acusado pela PF de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de direito e organização criminosa. Caso seja condenado, as penas atribuídas a esses crimes podem chegar a 28 anos de prisão. Além disso, após o cumprimento dessa pena, Bolsonaro enfrentaria mais oito anos de inelegibilidade, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa.
Com isso, o prazo de inelegibilidade do ex-presidente poderia se estender até 2061, considerando apenas as sanções já calculadas, sem levar em conta eventuais aumentos ou novas condenações. Atualmente, Bolsonaro já está impedido de concorrer a cargos públicos até 2030, devido à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado, que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral.
A Corte entendeu que ele praticou abuso de poder político e usou indevidamente meios de comunicação ao atacar, sem provas, as urnas eletrônicas em uma reunião com embaixadores às vésperas da campanha de 2022. Bolsonaro tem reforçado a aliados e seguidores que pretende se lançar à presidência em 2026.
O antigo chefe do Executivo evita citar quem seria o seu candidato nas próximas eleições, caso não possa se lançar à presidência e, em entrevista neste mês, afirmou que aposta no Congresso para reverter a sua inelegibilidade.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/michelle-posta-foto-carinhosa-com-bolsonaro-depois-do-indiciamento-pela-policia-federal-por-trama-de-golpe-de-estado/