O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) completa nesta quarta-feira (16) uma semana em greve de fome, em protesto contra a aprovação do parecer que recomenda sua cassação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A informação é do Congresso em Foco. Desde o último dia 9, quando o colegiado aprovou, por 13 votos a 5, o relatório de Paulo Magalhães (PSD-BA), o parlamentar permanece em jejum absoluto, ingerindo apenas água, soro e isotônicos, e tem dormido no Plenário 5 da Câmara.
Na madrugada desta terça-feira (15), Glauber relatou dificuldades emocionais, mas reafirmou sua disposição de seguir com o protesto. “Essa noite senti mais o abalo emocional. Dormi pouco. Acordei, pensei bastante e me sinto forte novamente. Não vou desistir”, declarou.
Segundo sua assessoria, o deputado está sendo monitorado por médicos duas vezes ao dia, e a entrada de apoiadores está restrita, permitida apenas com uso de máscara. Ele tem recebido a solidariedade de movimentos sociais, de colegas do Parlamento e até de ministros de Estado. Glauber relata que há uma inquietação generalizada entre parlamentares sobre o impacto da cassação.
“A preocupação dos parlamentares que têm vindo me visitar, de vários partidos, é quanto à possibilidade de cassação. Se fizerem isso comigo, quem será o próximo?”, afirmou.
O processo que tramita contra o deputado é baseado em um episódio ocorrido em abril de 2024, quando Glauber empurrou um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) que teria ofendido sua mãe, Saudade Braga, então internada por problemas respiratórios. Um mês depois, ela veio a falecer. A defesa do parlamentar argumenta que ele agiu em legítima defesa da honra familiar, e denuncia perseguição política em razão de sua postura crítica ao “orçamento secreto” e ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que nega ter influenciado o relatório aprovado.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/nao-vou-desistir-diz-glauber-braga-que-completa-sete-dias-em-greve-de-fome-na-camara/