‘Ninguém pode proibir a gente de pesquisar’, diz Lula no Amapá sobre exploração da Margem Equatorial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou nesta quinta-feira (13) sua posição sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas durante um evento em Macapá, capital do Amapá. Lula afirmou que o governo não realizará “nenhuma loucura ambiental”, mas ressaltou que “ninguém pode proibir” a pesquisa sobre o potencial petrolífero da região, na chamada Margem Equatorial.

“Ninguém pode proibir a gente de pesquisar para saber o tamanho da riqueza que a gente tem, ninguém pode. Vamos trabalhar muito. Quero que o governador saiba, que os senadores saibam, que a gente não vai fazer nenhuma loucura ambiental, mas a gente tem que estudar, a gente tem que assumir compromisso de que a gente vai ser muito responsável”, declarou o presidente.

Lula também enfatizou a necessidade de responsabilidade nas atividades de pesquisa e exploração. “A gente não quer poluir um milímetro de água, mas também ninguém pode proibir que a gente deixe o Amapá pobre se tiver petróleo aqui no Amapá. É apenas uma questão de bom senso”, disse.

“Só a gente que vai ter que comer pão e água?”, diz Lula

O presidente citou o exemplo de países como Estados Unidos, França e Inglaterra, que exploram recursos naturais sem restrições. “Aí, tem gente que fala: ‘mas presidente, vai ter a COP aqui, vai ser muito ruim’. Vê se os Estados Unidos estão preocupados, vê se a França, a Alemanha, a Inglaterra estão preocupados. Não, eles exploram o quanto puder”, afirmou Lula. “Só a gente vai ter que comer pão e água? Não, a gente também gosta de pão com mortadela, a gente também gosta de coisa boa”, completou.

Ibama não tem prazo para dar parecer sobre exploração

A declaração vem em meio à solicitação da Petrobras ao Ibama para pesquisar a viabilidade econômica da exploração na região. O pedido está sendo analisado pela equipe técnica do órgão, sem prazo definido para resposta. Lula criticou o que chamou de “lenga-lenga” do Ibama em relação à liberação das pesquisas na Margem Equatorial, uma área que se estende por estados como Amapá, Pará e Maranhão.

“Eu acho que um dia a gente não vai precisar de combustível fóssil, mas esse dia está longe ainda. A humanidade vai precisar muito tempo”, argumentou. Ele reforçou sua posição ao mencionar que a exploração deve ser feita de forma consciente, preservando o meio ambiente, mas sem descartar a possibilidade de enriquecer a região.

Com informações do g1

LEIA MAIS

‘Se não gostasse de pressão, não estava fazendo o que eu faço’: presidente do Ibama minimiza cobrança de Lula sobre Margem Equatorial

Fonte: https://agendadopoder.com.br/ninguem-pode-proibir-a-gente-de-pesquisar-diz-lula-no-amapa-sobre-exploracao-da-margem-equatorial/