Pedido de vista após relator votar por manter impugnação de Dr Rubão atrasa mais uma vez decisão pelo TSE sobre eleição em Itaguaí

Pedido de vistas do ministro Kássio Nunes Marques adiou mais uma vez a decisão pela Justiça Eleitoral sobre as eleições municipais de Itaguaí. O pedido foi feito logo após o relator do caso, ministro André Mendonça, ter apresentado seu voto pela manutenção do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que impugnou a candidatura à reeleição a prefeito de Rubem Vieira de Souza, o Dr. Rubão (Podemos).

O recurso em que Dr Rubão tenta reverter a decisão do TRE estava na pauta do Tribunal Superio Eleitoral (TSE) desta terça-feira (11) mas com o pedido de vistas o julgamento foi adiado. Foi a 3ª vez que a decisão sobre as eleições em Itaguaí foi adiada.

Dr Rubão foi reeleito em outubro com 39,46 % dos votos, mas não conseguiu ser diplomado e permanecer no cargo de prefeito. Ele teve a candidatura impugnada porque o TRE considerou que ele estava concorrendo ao 3º mandato, porque, quando foi presidente da Câmara de Itaguaí Dr Rubão assumiu o cargo de prefeito, em 2020, por causa do impeachment do titular e do vice na época. Ele governou a cidade por seis meses e concorreu à prefeitura estando no cargo de prefeito. Em 2024 disputou novamente a eleição e foi reeleito, mas teve a candidatura questionada.

Dr. Rubão disputou a eleição sub judice. Enquanto o TSE não conclui a votação do caso os eleitores Itaguaí continuam na expectativa de terem de voltar às urnas em uma eleição suplementar para escolher um novo prefeito. Enquanto isso a cidade vem sendo governada pelo presidente da Câmara, Haroldinho (PDT), que assumiu a prefeitura interinamente.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pedido-de-vista-apos-relator-votar-por-manter-impugnacao-de-dr-rubao-atrasa-mais-uma-vez-decisao-pelo-tse-sobre-eleicao-em-itaguai/